Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*
Um jogo marcado de ótimas lembranças para a torcida santista por diversos motivos. O primeiro foi a impiedosa goleada por 4 a 0 em cima do Palmeiras, rival deste sábado, também no estádio do Pacaembu. Pelé, como de costume, deu show e levantou a massa alvinegra. O Rei anotou seu último gol na casa santista em São Paulo. Além disso, foi o último jogo do técnico no Pepe nessa passagem pelo clube – o Canhão da Vila se tornou depois supervisor da equipe.
Dentro de campo o que se viu foi um Santos com muito apetite e pronto para se aproveitar do fato do rival jogar com alguns reservas. Pelé esbanjou vitalidade e mostrou que poderia continuar com sua inigualável carreira. O Rei comandou as principais jogadas da equipe, que jogou também para o ilustre técnico, o ‘seo’ Pepe, visivelmente emocionado no banco de reservas.
O camisa 10 estava elétrico e logo aos 11 minutos deu assistência milimétrica para Brecha abrir o placar. Apenas quatro minutos depois, o lateral Hermes foi ao fundo e cruzou na medida para Nenê ampliar e dar tranquilidade à equipe.
Seis minutos após a volta do intervalo, Pelé recebeu de Fernandinho e deslocou com a calma de sempre o arqueiro Sérgio. Ainda deu tempo para o gol de Fernandinho, que aproveitou rebote do goleiro após chutaço de Pelé. Foi mais um recital no Pacaembu.
A temporada de 1974 dividiu emoções para os torcedores do Santos, afinal todos viviam a expectativa da despedida de Pelé, que ainda estava sob contrato com a equipe. Ao final do jogo, o Rei dirigiu-se ao meio de campo para saudar o eterno companheiro Pepe e muitos acharam que estaria colocando números finais em sua carreira. Mas foi apenas um susto e os torcedores ainda puderam desfrutar de mais alguns meses do maior jogador da história do futebol mundial, que foi o artilheiro e liderou o time a uma honrosa terceira posição no certame.
FICHA TÉCNICA
Palmeiras 0 x 4 Santos
Data: 20/04/1974
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Gols: Brecha, Nenê, Pelé e Fernandinho
Palmeiras: Sérgio; Eurico, Polaco, João Carlos e Zeca; Dudu e Jairo Gonçalves; Edu, Careca, Celso (De Rosis) e Nei. Técnico: Osvaldo Brandão Santos
Santos: Cejas; Hermes, Bianchi, Vicente e Zé Carlos; Nelsi e Brecha; Fernandinho, Nenê (Adilson), Pelé e Mazinho. Técnico: Pepe
*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.
Confira abaixo vídeo com os gols desse confronto histórico entre as duas equipe
Deixar um comentário