
Santos liberou Meninos da Vila após reformulação (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)
O Departamento de Futebol de base do Santos está buscando equilibrar as categorias após contratações numerosas no ano passado e tem liberado muitos garotos. O Diário do Peixe apurou que a maioria dos reforços chegaram para o Sub-14 e o Sub-16, as chamadas categorias intermediárias, onde tem maior rotatividade pelo ‘ano ruim’ e no qual é possível arriscar mais.
A ideia do primeira ano da gestão da base foi ter resultado esportivo visando a criação de um ambiente de cultura vencedora. Nesse primeiro momento, detectaram a necessidade de reforçar os times para que os atletas ‘principais’ pudessem estar descansados para as fases finais.
Diante do objetivo alcançado no sentido esportivo, os profissionais da base fizeram uma espécie de ‘pente fino’ e deixando só os que tiveram bom rendimento, liberando o restante. O próximo passo é trabalhar com chegadas pontuais para o Sub-17, um Sub-18 e para o Sub-20. Ainda entendem que o Sub-15 e o Sub-16 são pontos preocupantes.
Em relação ao Sub-14, entendem que é uma geração boa e precisa apenas de reforços pontuais. Apesar das críticas pelas contratações numerosas – foram cerca de 80 atletas chegando e 50 saindo na última temporada, além de praticamente quase 300 garotos de todas as categorias registrados na FPF – o Departamento entende que existe um planejamento e muitos jovens não deram retorno.
Para reforçar a base, o clube também está unindo o Departamento de Mercado (Scout) com a captação. Veja os movimentos da base até o momento, sendo todos os dados sendo retirados do BID (Boletim Informativo Diário da CBF).
Leia também: CBF detalha duelos entre Santos e Internacional pelas oitavas da Copa do Brasil Sub-17
VEJA OS MOVIMENTOS DA BASE MASCULINA EM 2025
Contrato profissional (1): Nadson
Liberações (35):
- 2007 (5) – Nabil Hikmat Abdul Karim Neto, Gianlucca Mirto, Missão Cauã Meller, Thales Pitoli de Alencar Xavier dos Santos, Fabiano Monroe Alves de Oliveira
- 2008 (6) – Yan Landry Ferreira Souza, Henrique Leonardo Vieira André, Hiago Nascimento Catarina, Ryan Brayan Alves Ribeiro, Yago Levi Lima da Silva, Lorenzo Valadares de Lima Grecco
- 2009 (11)- Pablo Ferreira de Santana, Rilkiffer Santos da Silva, Pedro Takao Suganuma, Vinícius Augusto Rabelo Alves da Frota, Giovanni Cavalcante Paiva de Almeida, Éder Luan Rodrigues Moreira Cardoso, João Vitor Carvalho de Lima, Lucas Henrique do Nascimento Pinto, Nathan William dos Santos Farias, Matheus Rocha de Melo, Pedro Henrique Almeida da Silva
- 2010 (11) – Henzo Gabriel Formagio, Davi Silva de Lima, Jonas Santos Ribeiro, Murilo de Souza Domingos, Davi Albino de Sant`ana Matos, Arthur Vinícius Francisco Rocha, Guilherme de Oliveira Guerra, Leonardo Luiz de Araújo, Matheus Henrique da Silva Matias, Joaquim Deirane de Miranda, Matheus Taveira de Paula Souza
- 2011 (2) – Isaac Izaias de Macena, Bruno Lino Picolo
Iniciação esportiva (3):
- 2013 (1) – Arthur Freia Martins de Oliveira
- 2015 (1) – João Lucas Ferreira da Silva
- 2016 (1) – Lucas Salem Santos
Rescisão (1): Dudu Gualberto
Vínculo não profissional (3):
- 2008 (3) – Lázaro Cauã Rodrigues Moreira, Anderson da Silva do Nascimento, Samuel Costa dos Santos
- 2009 (1) – João Vitor Chagas Vendramini
- 2012 (3) – Henri Souza Vicente de Jesus, Kauan Basile Ferreira, Paulo Miguel Muniz Basílio
Planejamento é uma palavra que *no exciste* no Clube Santos
Fom!
Entreu em contato com a base do Santos para trazer um garoto para teste, sequer me responderam, não sou empresário né.
Falei com o João Paulo do Palmeiras, ele me atendeu na hora.
Alguma dúvida do pq o Palmeiras está anos luz na nossa frente?
Enquanto não profissionalizar com responsabilidade e qualidade o SantosFC caminha em passos largos para fim. Infelizmente essa é a realidade.
O Scout do Santos é muito FRACO, é só ver as contrações que o time faz e a escalação de jogadores na copinha como; Diego Borges, Matheus Mathias, André Klaus, Nava, Enzo Monteiro e outros, perda de tempo. Enquanto alguns jogadores jovens talentos não tiveram oportunidades.