Thiago Maia deixou a sua marca no confronto de 2015 entre Santos e Avaí (Crédito: Divulgação Santos FC)

Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*

Na busca pela liderança do Brasileirão, o Santos recebe o Avaí neste domingo. Os times se enfrentaram na Vila Belmiro em seis oportunidades, com três vitórias santistas e três empates. Como só a vitória interessa na corrida pelo título nacional, vamos relembrar a goleada alvinegra em 2015, pelo placar de 5×2.

Mesmo focado na partida seguinte, quando enfrentaria (e eliminaria) o Corinthians em Itaquera, pela Copa do Brasil, o Santos entrou com sua equipe titular e disposto a resolver a parada o quanto antes. O time se lançou ao ataque e com treze minutos já vencia por dois gols, marcados pelos jovens Gabriel e Thiago Maia.

Aos três minutos da etapa final, Ricardo Oliveira fez o terceiro e praticamente matou a partida – que ainda teria mais gols nos minutos finais. Dorival Júnior aproveitou para descansar seu trio de ataque, promovendo a entrada de reservas. Um deles, o centroavante Nílson (sim, aquele!), aproveitou a chance e marcou o quarto tento santista, aos 35 minutos. Antes do apagar das luzes, aos 46, teve tempo para Lucas Lima (sim, aquele!) deixar o dele e fechar o placar em 5×2. Léo Gamalho, uma vez em cada tempo, fez os gols do Avaí.

A vitória consolidou a arrancada santista rumo aos primeiros lugares da competição – chegou a ocupar a zona de rebaixamento nas rodadas iniciais. Era, até aquele momento, a sétima vitória consecutiva jogando na Vila, desde o retorno do técnico Dorival Júnior.

Que a sorte daquela jornada de 2015 se repita no confronto de 2019 e possamos, assim, garantir mais uma vitória rumo ao maior objetivo: a liderança isolada do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

Santos 5 x 2 Avaí

Data: 22 de agosto de 2015 (sábado, 18h30)

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Público: 12.036 pagantes

Renda: R$ 289.880,00

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Gols: Gabriel aos 10, Thiago Maia aos 13, Léo Gamalho aos 28 minutos do primeiro tempo; Ricardo Oliveira aos 3, Nílson aos 35, Léo Gamalho aos 38 e Lucas Lima aos 46 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Geuvânio, Romário, Jéci e Adriano

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Gabriel (Leandro), Geuvânio (Marquinhos Gabriel) e Ricardo Oliveira (Nílson). Treinador: Dorival Júnior

Avaí: Diego; Nino Paraíba, Jéci, Antônio Carlos e Romário (Marrone); Adriano, Tinga (Roberto), Pablo, Néstor Camacho e Rômulo (Conrado); Léo Gamalho. Treinador: Gílson Kleina.

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.