Carlos Sánchez e Derlis González comemoram gol do Santos diante do Avaí (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Depois de quase três anos, o Santos é novamente líder do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, com quase 13 mil pessoas na Vila Belmiro, o Peixe venceu o Avaí por 3 a 1 e chegou aos 29 pontos na competição, dois a mais que o Palmeiras. Foi a sexta vitória seguida do time comandado pelo técnico Jorge Sampaoli, a maior série do clube desde 2004.

Os gols do Santos foram marcados pelo atacante Derlis González, uma das surpresas da escalação, Carlos Sánchez e Felipe Jonatan. Na próxima rodada, domingo, o time volta a campo para enfrentar o Goiás, às 11 horas, novamente na Vila Belmiro.

O Santos começou o jogo em cima do Avaí e abriu o placar logo aos 9 minutos do primeiro tempo. O uruguaio Carlos Sánchez cobrou falta da direita, a defesa rebateu e a bola sobrou para a surpresa da escalação, o atacante Derlis González, que dominou e chutou cruzado para abrir o placar.

Após o gol, o Santos diminuiu o ritmo e o Avaí cresceu. Aos 27 minutos, o time catarinense chegou ao empate. Após cruzamento da direita, Bruno Sávio fez o corta-luz, enganou Victor Ferraz e João Paulo apareceu livre para empurrar para o gol.

O Peixe respondeu aos 32 minutos. O meia-atacante Venezuela fez linda jogada individual pela esquerda, passou por vários marcadores e cruzou na medida para o uruguaio Carlos Sánchez cabecear para marcar o segundo. Foi o 11° gol do jogador no ano. Ele assume a artilharia do Peixe na temporada.

O Santos quase fez o terceiro aos 23 minutos. Felipe Jonatan chutou de fora da para, o goleiro Lucas Frigeri rebateu, Diego Pituca aproveitou o rebote para pegar de primeira, mas a bola bateu no goleiro e na trave. Na volta, Carlos Sánchez chutou e a zaga travou. Aos 24, Felipe Jonatan deu bom passe para Marinho, que saiu na cara do gol, mas chutou em cima do goleiro Lucas Frigeri.

O terceiro saiu aos 32 minutos. Jorge deu bom passe para Felipe Jonatan, que deu um chapéu em Betão e chutou, a bola desviou em Pedro Castro e encobriu o goleiro Lucas Frigeri.

SANTOS 3 X 1 AVAÍ

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Wagner Reway

Gols: Derlis González, aos nove, João Paulo, aos 27, Carlos Sánchez, aos 32 minutos do primeiro tempo. Felipe Jonatan, aos 32
Cartões amarelos: Alison, Sampaoli, Marquinhos Silva, Léo, Uribe

Público: 12.787
Renda: R$ 461.520,00

SANTOS
Everson,Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Alison (Felipe Jonatan, no intervalo), Diego Pituca e Carlos Sánchez; Derlis González (Jean Mota, aos 39 minutos do segundo tempo), Eduardo Sasha e Soteldo (Marinho, aos 19 minutos do segundo tempo). Técnico: Jorge Sampaoli

AVAÍ
Lucas Frigeri; Léo, Betão, Marquinhos Silva e Igor Fernandes (Julinho, no intervalo); Pedro Castro, Richard Franco e João Paulo; Gustavo Ferrareis (Caio Paulista, aos 11 minutos do segundo tempo), Lourenço e Bruno Sávio (Gegê, aos 22 minutos do segundo tempo). Técnico: Alberto Valentin