Pará volta ao Santos mais experiente depois de defender Grêmio e Flamengo (Crédito: Ricardo Saibun/Santos FC)

O Santos anunciou na tarde do último sábado (ontem) a contratação de Pará, jogador que estava no Flamengo e já defendeu as cores do Peixe no passado. O retorno do jogador ao clube dá um fim ao pedido de Jorge Sampaoli por um lateral direito, uma vez que o treinador só contava com Victor Ferraz para o setor. Mateus Ribeiro também faz parte do elenco alvinegro, mas Sampaoli não aprovou o desempenho do atleta, que nesse momento só aguarda uma proposta para deixar a Vila.

Pará jogou no Santos entre os anos de 2008 e 2012. Pelo Peixe, somou 188 jogos e dois gols. Ele chegou ao clube após se destacar com a camisa do Santo André, equipe que o revelou e onde foi campeão da Copa do Brasil em 2004, superando o Flamengo.

Na Vila, Pará se destacou por ser um atleta polivalente, que atuava nas duas laterais e no meio, como volante ou até meia. Nunca foi unanimidade na Baixada, mas sempre um jogador importante do elenco.

No time de Neymar e companhia, colecionou títulos pelo clube. Foi tricampeão do Paulistão (2010, 2011 e 2012), venceu a Copa do Brasil (2010) e também a Libertadores (2011). Muitas dessas conquistas como titular do time ou atuando nas decisões/grandes jogos.

Em 2015, Pará foi negociado com o Grêmio, primeiro por empréstimo e depois em definitivo. No clube gaúcho jogou entre 2012 e 2014. Não teve conquistas, mas se destacou como dono da lateral direita e acabou contratado pelo Flamengo, em janeiro de 2015. Na equipe carioca fez mais de 200 jogos e foi bicampeão do Campeonato Carioca.

Pará tem esse apelido por ter nascido na cidade de São João do Araguaia, que fica no Estado do Pará. O atleta, de 33 anos, chega em definitivo ao Peixe com contrato de 1 ano e meio, válido até dezembro de 2020.

Nesse domingo, na goleada por 6 a 1 do Peixe diante do Goiás, Pará esteve na Vila para assistir o confronto. Sua apresentação oficial à imprensa deve ocorrer nos próximos dias, mas o atleta no sábado já treinou no CT Rei Pelé.