Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*
Santos e Goiás fizeram a partida de abertura do Campeonato Brasileiro de 1978. Disputado no Pacaembu, o jogo terminou com vitória santista, com destaque para o centroavante Reinaldo, autor de dois gols.
Pelo regulamento da competição, vitórias com três ou mais gols de diferença concediam ponto extra ao vencedor – a vitória valia dois pontos. Este foi o primeiro triunfo do Peixe diante do Goiás, pelo nacional. Antes, haviam jogado quatro partidas, com três empates e uma vitória dos goianos.
“Jogando um futebol simples, rápido, objetivo e até certo ponto envolvente”, foi a descrição do jornal O Estado de S. Paulo sobre a atuação do Peixe. A base da equipe era composta por jovens valores, que poucos meses depois se tornariam a primeira geração dos “Meninos da Vila”.
Juary abriu o placar. Toinzinho finalizou, o goleiro goiano rebateu e o atacante tocou para o gol. Nove minutos mais tarde, o centroavante Reinaldo ampliou de cabeça, aproveitando belo passe de Aílton Lira.
Muito melhor em campo, o Santos definiu o marcador logo aos oito minutos da etapa final. Reinaldo, novamente com a cabeça, marcou o terceiro tento santista – com assistência de João Paulo.
O resultado construído com autoridade, mesmo com todas as dificuldades, animou quem viu o jogo. “O novo time do Santos mostrou que poderá fazer boa campanha”, sentenciou o carioca Jornal dos Sports.
O regulamento do Brasileirão de 1978 era dos mais confusos. 74 clubes participaram, 12 a mais do que o ano anterior, divididos em três fases eliminatórias até que se escolhessem os oito que disputariam as oitavas de final. Ao todo, foram disputados 792 jogos. Este inchaço recorrente na competição motivou os clubes paulistas a boicotarem a edição seguinte. O Santos foi eliminado na terceira fase, ficando na vigésima terceira posição na classificação final.
FICHA TÉCNICA
Santos 3 x 0 Goiás
Data: 25 de março de 1978 (sábado, 16 horas)
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Público: 30.584 torcedores
Renda: Cr$ 791.280,00
Árbitro: Maurício José Santiago
Gols: Juary aos 28 e Reinaldo aos 34 do primeiro tempo; Reinaldo aos 14 do segundo tempo
Santos: Ricardo; Nélson, Joãozinho, Fernando e Gilberto; Clodoaldo, Aílton Lira (De Rosis), Toinzinho; Juary, Reinaldo e João Paulo (Clayton). Técnico: Ramos Delgado
Goiás: Marcos; Nonoca, Macalé, Alexandre e Donizeti; Matinha, Pastoril, Tostão e Valdir Lima (Humberto Caçapava); Antônio Carlos e Rinaldo. Técnico: Milton Buzzeto
*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.
Fui ao Pacaembu assistir esse jogo, nos meus 15 anos. Esse time foi um esboço do timaço dos Meninos da Vila que começou na segunda metade de 1978. Faltava ainda Nilton Batata e Pita e o saudoso treinador Chico Formiga. Uma pena não haver vídeo no youtube desta e de várias outras vitórias santistas dessa década.