Vecchio divide com o goleiro do Bragantino no lance do pênalti para o Santos (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos sofreu uma derrota inesperada na segunda rodada do Campeonato Paulista. Em sua estreia na Vila Belmiro em 2018, o Peixe foi batido pelo Bragantino por 1 a 0, e saiu de campo reclamando da arbitragem – com muita razão. No início do segundo tempo, com o placar anotando 0 a 0, um gol legítimo de Arthur Gomes foi anulado de maneira inacreditável. Foi a primeira derrota santista para o time de Bragança Paulista na Vila na história do torneio estadual.

Já era esperado que o Bragantino montaria um sistema defensivo muito fechado na Vila Belmiro, e foi exatamente o que aconteceu. O time visitante desceu a serra com o claro objetivo de impedir o Peixe de jogar. E os alvinegros tiveram muitos problemas com isso.

O Santos foi um tanto lento no primeiro tempo – o que é normal para um time com pouco tempo de treinos. Com isso, não foi difícil para o Bragantino aguentar os 45 minutos iniciais sem levar gols. Foram poucas as vezes em que o Peixe roubou a bola e avançou em velocidade. Quando isso ocorreu, criou suas melhores chances na primeira etapa, desperdiçadas por Arthur Gomes e Copete.

O caminho do gol finalmente foi encontrado no comecinho do segundo tempo, mas um erro grosseiro de arbitragem jogou contra o Santos. Arthur Gomes marcou depois de receber um ótimo passe de Rodrigão, aos dois minutos, mas o tento foi anulado por um impedimento inexistente do jovem atacante santista.

Essa jogada, para desespero da torcida alvinegra, acabou se mostrando um instante isolado de qualidade em uma partida fraca do Santos. No segundo tempo, a equipe voltou a se movimentar pouco, o que foi um presente para a defesa do Bragantino. O estreante Eduardo Sasha saiu do banco de reservas para jogar por cerca de 20 minutos, mas sua entrada não modificou o cenário do confronto.

Aos 36 minutos, aconteceu o impensável: em uma das poucas aparições do time visitante no campo de ataque, Gerley acertou um chutaço na trave e, no rebote, Guilherme Mattis marcou com o gol vazio. Mesmo cansado e nervoso, o Santos buscou o empate até o fim e conseguiu um pênalti já nos acréscimos quando o goleiro Alex Alves derrubou Vecchio na área. Rodrigão, no entanto, chutou mal e Alex evitou o empate.

FICHA TÉCNICA

Santos 0 x 1 Bragantino

Campeonato Paulista – Primeira fase
Local: Vila Belmiro
Árbitro: Salim Fende Chavez
Gol: Guilherme Mattis, aos 36 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: David Braz, Alison, Jean Mota, Fabiano e Bruno Sávio
Renda: R$ 223.615,00
Público: 7.508 pagantes

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, David Braz e Romário (Eduardo Sasha); Alison, Renato (Jean Mota) e Vecchio; Copete, Rodrigão e Arthur Gomes (Rodrygo). Técnico: Jair Ventura

Bragantino: Alex Alves; Ewerton (Diego Macedo), Lázaro, Guilherme Mattis e Fabiano; Adenilson. Evandro, Vitinho e Gerley (William Schuster); Léo Jaime (Bruno Sávio) e Matheus Peixoto. Técnico: Marcelo Veiga