Carrasco do Corinthians, onde por duas vezes marcou três gols, Guga contra o Flu anotou dois gols em 1993 (Crédito: Reprodução)

Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*

Santos e Fluminense se encontram no Maracanã nesta quinta-feira, pela rodada 21 do Brasileirão. Como só a vitória interessa ao Peixe, vamos relembrar um dos nove triunfos obtidos no Rio de Janeiro contra o adversário desta noite.
Em 1993, alvinegros e tricolores fizeram movimentado jogo pelo segundo turno da primeira fase da competição (lembrem, eram tempos de regulamentos confusos). No placar, sete gols, virada santista e vitória que praticamente selou a classificação à fase seguinte.

O atacante Guga, eterno ídolo santista, anotou os dois primeiros gols do Peixe naquela bonita tarde em Laranjeiras – época que o estádio do Fluminense ainda recebia partidas oficiais. Os cariocas saíram na frente, com Nílson, e após o empate de Guga, voltaram a liderar com o mesmo Nílson.

No segundo tempo, o time treinado por Pepe foi arrasador: em seis minutos marcou três gols e abriu 4×2. Guga igualou aos dois minutos, ao finalizar quase sem ângulo. Cinco minutos depois, o volante Axel decretou a virada, ao acertar a trave e pegar o próprio rebote para marcar. Com a vantagem no placar, o Santos partiu para o ataque e no minuto seguinte ampliou, com gol de Sérgio Manoel. O Fluminense descontou com o zagueiro Andrei, que anos depois jogaria no Peixe, mas a reação parou por aí.

Essa foi a segunda vitória do Santos jogando contra o Fluminense no Rio até então em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro. Antes, só havia vencido em 1984, em partida no Maracanã.

O retrospecto geral é de superioridade dos cariocas, que venceram 21 dos 34 confrontos. O Peixe saiu vitorioso em 9 oportunidades, com quatro empates. Esperamos que o Peixe volte ao caminho das vitórias, inclusive para seguir na briga pelo título do Campeonato Brasileiro 2019.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 3 x 4 Santos

Data: 31 de outubro de 1993

Local: Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro (RJ)

Público: 2.093 pagantes

Árbitro: José Mocelin (RS)

Cartões amarelos: Márcio (Flu), Lula, Eduardo, Sérgio Manoel e Márcio (San)

Gols: Nílson aos 9, Guga aos 11, Nílson aos 39 minutos do primeiro tempo; Guga aos 2, Axel aos 7, Sérgio Manoel aos 8 e Andrei aos 18 minutos do segundo tempo

Fluminense: Nei; Júlio César, Júnior Mineiro, Andrei e Wallace; Márcio, Serginho, Jerry (Edinho) e Julinho (Chiquinho); Ézio e Nílson. Técnico: Edu Coimbra

Santos: Velloso; Índio, Lula, Marcelo Fernandes e Eduardo; Axel, Gallo, Darci (Ranielli) e Márcio; Sérgio Manoel e Guga (Neizinho). Técnico: Pepe

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.

Confira abaixo os gols desse confronto histórico de 1993.