Menino da Vila, Taílson ganhou a primeira chance no profissional e foi o nome do jogo, com um belo gol em São Januário (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos venceu o Vasco na tarde deste sábado por 1 a 0, em São Januário, apostando no que tem de melhor: a base. O técnico Jorge Sampaoli escalou pela primeira vez o menino Taílson, de 20 anos, e o garoto mostrou que tem estrela ao anotar o único da partida.

Com o resultado, o Peixe chegou aos 44 pontos e diminuiu para cinco pontos a diferença para o Flamengo, que lidera o Brasileirão e joga amanhã contra a Chapecoense. Na próxima quarta-feira, o Santos volta a campo para fazer na Vila Belmiro o clássico contra o Palmeiras, que ocupa a segunda posição na tabela, com dois pontos a frente do Alvinegro Praiano.

O jogo

O Peixe começou o jogo melhor, tomando a iniciativa e controlando o ritmo da partida. A primeira chegada da equipe foi aos 8 minutos, com Jorge arriscando chute da intermediária que o goleiro Fernando Miguel quase aceitou.

Tocando muito a bola, a equipe chegou mais duas vezes com perigo antes da metade da primeira etapa. Em cobrança de escanteio, Gustavo Henrique, na risca da pequena área, cabeceou a bola para fora. Depois foi a vez de Taílson arriscar chute cruzado. Mas o domínio santista acabou por aí, pois a metade final dos primeiros 45 minutos foi só do Vasco.

Com muita rapidez, o ataque cruzmaltino envolveu por diversas vezes a defesa santista, com Talles desperdiçando duas boas chances de marcar. Andrey, em belo chute de fora da área, carimbou o travessão de Everson, que poucos minutos depois viria a ser o protagonista do primeiro tempo.

O goleiro santista derrubou o atacante Rossi na área após saída errada do gol, pênalti assinalado pelo árbitro Sávio Pereira Sampaio. O próprio Rossi fez a cobrança, mas Everson voou para defender a bola e garantir o empate ao Peixe de 0 a 0 na primeira etapa.

O segundo tempo começou como o primeiro, com o Santos dando as cartas, mas desta vez o protagonista da etapa apareceu logo nos minutos iniciais e marcando gol, não evitando. Após cruzamento de Soteldo, Evandro deu lindo passe para Taílson chutar forte cruzado para abrir o placar, aos 4 minutos. Estreia no profissional com o pé direito do Menino da Vila de 20 anos.

O Vasco sentiu o gol e menos de dois minutos quase tomou o segundo. Sasha fez grande jogada e serviu Jorge, que sozinho chutou em cima do goleiro Fernando Miguel.

Após o susto, o Vasco partiu com tudo para ataque, explorando as pontas. E por 10 minutos foi uma chuva de bolas cruzadas na área do Peixe, principalmente pelo chão, com muitas levando perigo ao gol de Everson.

A partida então esfriou e só foi esquentar no terço final, quando Evandro foi expulso e o Peixe teve de se fechar para jogar com 10 homens. Mas compactado e organizado, a equipe pouco sofreu e conseguiu assegurar a vitória que o deixa mais vivo do que nunca na briga pelo título do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

Vasco 0 x 1 Santos

Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)

Cartões amarelos: Andrey, Leandro Castan, Ricardo (no banco de reserva) e Marrony (Vasco); Luan Peres e Soteldo (Santos)

Cartão vermelho: Evandro

Gol: Taílson aos 4’ minutos do segundo tempo

Vasco: Fernando Miguel; Pikachu, Henríquez, Leandro Castan e Danilo Barcelos; Richard, Andrey (Felipe Ferreira) e Marcos Júnior (Clayton); Rossi (Ribamar), Marrony e Talles. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Santos: Everson; Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique Luan Peres (Alison); Diego Pituca, Jorge e Evandro; Soteldo (Felipe Jonatan), Eduardo Sasha e Taílson (Marinho). Técnico: Jorge Sampaoli