Avaliação no futsal do Santos está aberta (Crédito: Reprodução)

Robinho, Neymar e Rodrygo, três das maiores revelações do Santos, têm uma característica em comum: todos deram seus primeiros passos no esporte em uma quadra de Futsal. Em busca de novos raios, o Peixe abriu avaliações para as categorias sub-6 e sub-7 no Futsal, que atualmente é uma das principais portas de entrada para as categorias de base do clube.

“O salão está presente no processo de formação do Santos. É um caminho oficial do clube”, afirma o supervisor José Alexandre Fiuza de Melo Cardoso, o Barata, coordenador técnico do departamento de futsal e colaborador do clube desde 2002.

Além dos nomes acima, Barata cita Kaio Jorge, Sandry, Lucas Lourenço e Kaiky Fernandes como outros jogadores do Peixe com passagem pelo futsal. Atualmente, a modalidade está integrado ao departamento de futebol amador do Santos. Enquanto as competições no futebol de campo são de anos ímpares (sub-11, sub-13, sub-15), no futsal os anos são pares (sub-12, sub-14).

O processo de avaliação começa com o preenchimento de um formulário no site oficial do clube (confira aqui). O garoto interessado precisa ter características que o torcedor do Peixe adora: criatividade e habilidade.

“A gente tenta encaixar com as características do que o Santos pensa de jogador de futebol, com o que o torcedor do Santos gosta, jogadores com facilidade de tomada de decisão, bom 1 contra 1, criativos, a história do Santos diz isso. O futsal se apropriou para tentar contribuir com o processo de formação”, explicou Barata.