A discussão que tem mobilizado os torcedores santistas é a utilização pelo técnico Jorge Sampaoli do esquema com três zagueiros de origem, com Lucas Veríssimo aberto na direita ou Luan Peres aberto na esquerda. No Campeonato Brasileiro, a alternativa não tem sido a melhor opção para o Santos.
O DIÁRIO DO PEIXE levantou os números da equipe escalada com três e com dois zagueiros e o desempenho com apenas uma dupla de defensores de origem é muito superior. Vale destacar que foram levados em conta a posição natural do atleta e não a função que ele atuou na partida.
O Santos começou 15 das 27 partidas do Campeonato Brasileiro com três zagueiros na formação inicial. Nestes jogos, a equipe obteve sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas, com apenas 14 gols marcados (menos de um por jogo em média) e 15 gols sofridos. O aproveitamento é de 55,5%, inferior ao do São Paulo na competição.
Entre estas partidas estão algumas das piores da equipe no campeonato, como o clássico contra o Palmeiras no primeiro turno (derrota por 4 a 0), o clássico contra o São Paulo (derrota por 3 a 2) e a partida deste domingo diante do Atlético-MG (derrota por 2 a 0).
É preciso destacar ainda que no jogo contra o Ceará, na Vila, a equipe entrou com três zagueiros, mas só conseguiu a virada quando tinha dois defensores em campo. E que na partida contra o Cruzeiro, em BH, Jorge atuou zomo terceiro zagueiro, por exemplo.
Com apenas dois defensores de origem, o Peixe disputou 12 jogos, com oito vitórias, dois empates e duas derrotas, 24 gols marcados (média de dois gols por jogo) e apenas 11 gols sofridos. O aproveitamento é de 72,2%, muito superior ao do Palmeiras na competição.
Outro ponto encontrado pelo DIÁRIO na análise das escalações do Santos no Campeonato Brasileiro é o alto aproveitamento da equipe no tradicional esquema 4-3-3. Foram oito jogos com essa formação, com seis vitórias, um empate e apenas uma derrota, um aproveitamento de 79,1% dos pontos, superior até mesmo ao do líder Flamengo.
As vitórias nos clássicos contra Corinthians e Palmeiras e diante do Vasco, no Pacaembu, foram no esquema 4-3-3 tradicional.
Jogos com três zagueiros de origem
Grêmio 1 x 2 Santos
Santos 2 x 1 Fluminense
CSA 0 x 0 Santos
Palmeiras 4 x 0 Santos
Bahia 0 x 1 Santos
Botafogo 0 x 1 Santos
São Paulo 3 x 2 Santos
Chapecoense 0 x 1 Santos
Santos 1 x 1 Athletico-PR
Flamengo 1 x 0 Santos
Fluminense 1 x 1 Santos
Vasco 0 x 1 Santos
Internacional 0 x 0 Santos
Santos 2 x 1 Ceará
Atlético-MG 2 x 0 Santos
Jogos com dois zagueiros de origem
Santos 3 x 0 Vasco
Santos 0 x 0 Internacional
Ceará 0 x 1 Santos
Santos 3 x 1 Atlético-MG
Santos 1 x 0 Corinthians
Santos 3 x 1 Avaí
Santos 6 x 1 Goiás
Cruzeiro 2 x 0 Santos
Santos 3 x 3 Fortaleza
Santos 0 x 3 Grêmio
Santos 2 x 0 CSA
Santos 2 x 0 Palmeiras
Deixar um comentário