Vanderlei tem a segunda menor média de gols sofridos entre os goleiros do Peixe (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O goleiro Vanderlei completa nesta quinta-feira 34 anos de idade. Natural de Porecatu-PR, o goleiro chegou ao Santos em 2015, vindo do Coritiba, e se tornou rapidamente ídolo da torcida. Foram 172 jogos e 155 gols sofridos, uma média de 0,9 gols por jogo, sendo a segunda melhor da história do Peixe, atrás apenas do lendário uruguaio Rodolfo Rodriguez, com 0,85, segundo dados da ASSOPHIS (Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC).

Campeão Paulista de 2015 e 2016 e de perfil calado, Vanderlei é reconhecido como um dos melhores goleiro em atividade no país, levando a Bola de Prata da posição no ano passado. Vanderlei é, hoje, o 14º goleiro que mais atuou pelo Santos. Neste ano, se mantiver o ritmo de 2017 e atuar 55 vezes na temporada, o goleiro entrará no top 10, ultrapassando nomes como Zetti, Edinho e Rafael Cabral.

Mas o contrato de Vanderlei com o Santos vai até 2020. Se repetir os números, encerra o vínculo com 333 partidas, que o colocaria como o quarto goleiro com mais jogos pelo Santos. E ele não pensa em sair tão cedo.

“Espero conseguir destaque nos números, mas também com títulos. Espero manter esse contrato e, quem sabe, renová-lo para encerrar a carreira aqui no Santos”, disse o jogador.

Vanderlei está com 34 anos. Ao final do contrato terá 36 anos, idade que não é problema para um goleiro. Fernando Prass, do Palmeiras, disputou o Brasileirão do ano passado com 39 anos. Em caso de renovação, e se Vanderlei mantiver a média de partidas, em 2022 o goleiro pode ultrapassar o histórico Manga, que tem 401 jogos entre 1951 e 1960, e se tornar o atleta com mais partidas defendendo a meta do Peixe.