Jair Ventura orienta treino do Santos na Vila Belmiro nesta sexta-feira. (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A rivalidade entre Santos e Palmeiras se acirrou bastante nos últimos anos, especialmente depois das finais de dois campeonatos Paulista e da Copa do Brasil.  Da careta de Ricardo Oliveira às provocações de Lucas Lima, então no Santos, no twitter, os duelos entre os dois clubes são sempre repletos de provocações. Alguns técnicos não gostam disso. Não é o caso de Jair Ventura.

“Não vejo problema, desde que não falte respeito. Sai um pouco do ‘mais do mesmo’. É um algo a mais. É uma característica do Lucas (Lima), o Braz também deu uma declaração e não quer que ele ganhe. É bom porque sei que meus jogadores vão dar um algo a mais porque não querem ouvir gracinha do Lucas. Mas sobre ele fazer, acho natural. Espero que ele não faça, porque senão ele vai ter levado a melhor no clássico”, disse o treinador do Peixe.

Será o primeiro clássico de Jair Ventura à frente do Santos e o primeiro no futebol paulista, que tem a particularidade da torcida única nos estádios nesse tipo de jogo. O treinador confessou que tem menos trabalho em clássicos.

“O clássico é sempre um jogo mais pegado, mais quente, mas o treinador acaba trabalhando menos, você não precisa motivar e tirar os jogadores da zona de conforto. Tem que dar uma segurada por conta de cartões. Sei da importância, mas tento tratar com naturalidade, como mais um jogo. O próximo jogo é sempre o mais importante pra gente.”

Jair também comentou sobre a crescente rivalidade entre os dois times, mas pediu paz dentro e fora de campo.

“Sei da rivalidade, que eu não vivenciei ainda, mas está mais aflorada por causa dos grandes jogos dos últimos anos. A tendência é essa, um grande clássico competitivo e equilibrado. Que possa ser um clássico da paz, principalmente fora dos estádios. A torcida é única, mas a violência existe, e que isso não ocorra. Somos referência para torcedores. Já vivemos uma violência tão grande…”

O DIÁRIO DO PEIXE e o Nosso Palestra realizam nesta sexta-feira uma live conjunta, às 17h30, na página do facebook de ambos os portais, para comentar o clássico e pregar a paz entre as torcidas. Santos e Palmeiras se enfrentam no domingo, dia 4, às 17h, no Allianz Parque.