Pepe recebeu o prêmio ao lado de Luizão, Cavenaghi e Battaglia (Crédito: Divulgação)

Convidado pela Conmebol, o eterno ídolo santista Pepe viajou para Lima para acompanhar a final da Copa Libertadores e receber um prêmio da entidade. O ex-ponta esquerda, bicampeão da competição pelo Peixe, ganhou a honraria de ser uma “Lenda do Futebol Sul-Americano”. Ao lado dele, foram homenageados o atacante Luizão, além dos argentinos Battaglia e Cavenaghi.

José Macia, o Pepe, fez história com a camisa santista, empilhando títulos nos anos 50 e 60. Nascido em Santos e criado na vizinha São Vicente, o descendente de espanhóis chegou ao clube aos 16 anos com um sonho modesto, o de fazer uma carreira decente no futebol, mas conseguiu muito mais do que isso, tornou-se integrante do time que encantou mundo e um mito alvinegro, o eterno Canhão da Vila.

Pepe marcou 405 gols em 741 jogos pelo Santos, sendo superado nos dois quesitos somente pelo Rei Pelé. Com Pelé e Pepe, e mais Dorval, Mengálvio, Coutinho, Zito e tantos outros craques, o Santos foi campeão mundial em 1962 contra o Benfica de Eusébio e, no ano seguinte, diante do Milan.