A conquista do título de 2015 foi uma das poucas vezes em que o Santos apareceu na Globo no Paulistão (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A partida contra a Ferroviária, às 16h30, em Araraquara, será um marco importante na vida do Santos: após sete anos, o clube volta a ter um jogo de menor expressão do Campeonato Paulista transmitido pela Rede Globo. Durante esse período, o Peixe só apareceu na tela da emissora carioca em clássicos contra Corinthians, São Paulo ou Palmeiras, assim como em duelos contra a Portuguesa ou nas decisões contra times pequenos, contra Ituano (em 2014) e Audax (em 2016).

A última vez que um jogo “normal” do Santos no Paulistão foi exibido pela Globo foi em 2011, contra o Grêmio Barueri, uma partida que acabou com vitória santista por 4 a 2, com dois gols de Elano, um de Maikon Leite e outro de Keirrison. De lá para cá, o clube foi preterido em diversas oportunidades pela emissora, e até mesmo trocado por um filme do Homem Aranha na ocasião de um jogo contra o XV de Piracicaba, em 2015, pelo mata-mata do Paulistão.

Em sua campanha para a presidência do Peixe, José Carlos Peres anunciou o desejo de reaproximar o Santos da Globo. E logo quando assumiu o cargo, no começo do ano, o cartola buscou contato com a emissora. Nunca houve uma briga entre as duas partes, mas a relação, que já não era muito boa, ficou estremecida após o Peixe fechar com o Esporte Interativo um acordo paras a transmissão em TV fechada dos jogos do clube no Campeonato Brasileiro entre 2019 a 2024.

O primeiro passo para uma reconciliação foi dado, mas a caminhada será longa, e vagarosa. A partida contra a Ferroviária será a única contra times de menor expressão que o Peixe terá exibida pela Globo no Campeonato Paulista. O São Paulo terá quatro jogos, o Corinthians, três, e o Palmeiras, dois.