Artilheiro: o colombiano Copete é o jogador estrangeiro que mais fez gols na história do Santos (Crédito: Divulgação)

Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*

Neste domingo, Santos e Chapecoense se enfrentam em Vila Belmiro pela 36º rodada do Brasileirão. Nos confrontos anteriores, o Peixe venceu todos os jogos disputados em seu estádio – quatro partidas desde 2014, quando a Chape conseguiu o acesso. Cabe lembrar que os catarinenses já estão rebaixados à Série B, portanto o confronto não se repetirá em 2020. A única vitória da Chapecoense em partidas com mando do Santos aconteceu ano passado, no Pacaembu.

Uma das quatro vitórias santistas aconteceu em 2016, com destaque para a atuação do colombiano Jonathan Copete. Recém-chegado ao clube, Copete foi decisivo para o triunfo santista, marcando um gol e participando ativamente dos outros dois. Daquela partida, muitos jogadores ainda estão no elenco alvinegro, como Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe e Gustavo Henrique.

A partida começou em ritmo lento, sem qualquer criatividade das duas equipes. O Peixe brigava, àquela altura, para voltar ao G4 – inclusive encerraria a campanha como o vice-campeão daquele ano. O primeiro tempo terminou sem emoção, sem boas jogadas de ataque de ambas equipes e, claro, sem gols.

O Santos acordou apenas aos 11 minutos da etapa complementar, quando o técnico Dorival Júnior promoveu a entrada de Copete. No clube há menos de um mês, o colombiano ainda estava se adaptando ao futebol brasileiro, porém mudou o rumo da partida.

Com cinco minutos em campo, foi o autor do passe que deixou Rodrigão em condições de abrir o placar. Quatro minutos depois, foi a vez do próprio Copete balançar as redes, aproveitando um desvio de Renato, após cobrança de escanteio. Antes do apito final, ainda deu tempo de Copete rolar a bola para o potente chute do volante Yuri, anotando o terceiro tento e garantindo a vitória ao Peixe.

FICHA TÉCNICA

Santos 3 x 0 Chapecoense

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Data: 03 de julho de 2016

Público: 10.332 pagantes

Renda: R$ 296.600,00.

Árbitro: Bruno Arleu Araújo (RJ)

Gols: Rodrigão aos 16, Copete aos 20 e Yuri aos 41 minutos do segundo tempo

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato (Yuri), Lucas Lima; Vitor Bueno (Copete), Gabriel (Joel) e Rodrigão. Técnico: Dorival Júnior

Chapecoense: Marcelo Boeck; Cláudio Winck, Rafael Lima (Démerson), Thiego e Sérgio Manoel; Josimar (Lucas Gomes), Gil, Cléber Santana e Ananias; Silvinho (Arthur Maia) e Bruno Rangel. Técnico: Caio Júnior

Confira os melhores momentos desse confronto histórico.

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.