Jean Mota jogou como meia contra a Ferroviária (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Jair Ventura descobriu que tem um problema sério a ser resolvido nas próximas semanas, antes da estreia na Copa Libertadores da América: encontrar um lateral-esquerdo confiável. Romário e Caju, os dois jogadores da posição, não se saíram bem nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista, e existe a possibilidade de o treinador do Santos apelar para uma improvisação no setor.

Um dos destaques do Ceará na boa campanha do time cearense no Brasileiro da Série B do ano passado, Romário foi contratado ainda na administração de Modesto Roma Júnior, no fim de 2017. Titular nas duas primeiras partidas do Peixe no Paulista, ele não se saiu bem, especialmente na defesa, e perdeu a posição para Caju. O garoto revelado na Vila, porém, não se mostrou melhor do que o concorrente. Nas quatro partidas que disputou, mostrou-se inseguro. No sábado, contra a Ferroviária, teve atuação especialmente ruim, cometendo diversos erros e também um pênalti.

É pouco provável que Caju seja mantido na equipe contra o São Caetano, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. Romário, no entanto, não deverá voltar. Jair Ventura tem duas opções para improvisar na lateral, e há boa possibilidade de usar uma delas: Jean Mota e Copete. O meia jogou como lateral muitas vezes na temporada passada, enquanto o atacante colombiano também foi deslocado para essa posição em diversas ocasiões, inclusive pelo atual treinador santista.

O Santos vai estrear na Libertadores no dia 1º de março, contra o Real Garcilaso, no Peru, e até lá Jair Ventura terá de encontrar uma solução para a posição mais problemática do Peixe atualmente.