Eduardo Sasha cabeceia para marcar contra a Ferroviária (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Após sete anos sem aparecer na telinha da Globo contra um adversário que não fosse um rival da Capital em uma primeira fase de Campeonato Paulista, o Santos teve a partida diante da Ferroviária, no sábado de Carnaval, transmitida ao vivo pela maior emissora do país. A audiência, porém, não foi das melhores. O Peixe atingiu apenas 13,3 pontos no Ibope, número considerado baixo quando comparado aos dos rivais.

O Palmeiras conseguiu 18 e 19 pontos nas partidas contra Bragantino e Botafogo, respectivamente. É verdade que ambas foram realizadas no domingo, e não coincidiram com o Carnaval – algo que influencia negativamente a audiência. Antes do jogo contra o Botafogo, a Globo exibia o filme “Os Smurfs 2”, que bateu 13,9 pontos no Ibope, e subiu para 19 durante a partida. O programa que passava antes da partida do Peixe era “Caldeirão do Huck”, com 13,4 pontos.

Mas para efeito de comparação, no ano passado a partida do sábado de carnaval foi Palmeiras e Ferroviária. A audiência foi de 14,7 pontos enquanto o Caldeirão do Huck teve 13 pontos. Ou seja, o jogo elevou a audiência da emissora.

Antes de Santos x Ferroviária, apenas jogos do Palmeiras haviam sido transmitidos pela emissora em fins de semana neste ano, e eles são ideais para efeito de comparação. Até aqui, a Globo transmitiu três partidas do Palmeiras e duas do Peixe, sendo que uma delas foi o clássico entre as duas equipes, além de duas do São Paulo e uma do Corinthians. Na programação da emissora, São Paulo e Corinthians aparecerão na programação mais duas vezes cada, sem contar os clássicos dessas duas equipes contra o Santos.