Defender a imprensa nos tempos atuais é uma batalha perdida. Com o exército de EPNs (Especialistas de p. nenhuma) das redes sociais, com profissionais das mais diversas áreas criando blogs, perfis no twitter, instagram, canal no Youtube para supostamente fazerem jornalismo, os jornalistas viraram o inimigo público número 1: de jogadores, técnicos, diretores, políticos, presidentes, etc.
A própria imprensa tem parcela de culpa por esse cenário. E isso ficou claro na apresentação do técnico Jesualdo Ferreira no Santos, na manhã desta quarta-feira. De mais de uma hora de conversa dá para aproveitar apenas uns 15, 20 minutos. Desperdiçamos um tempo em que poderíamos ouvir mais de uma pessoa que claramente entende de futebol com gracinhas, perguntas de idade e outras sem sentido.
No entanto, a pior parte da entrevista foi a declaração do presidente José Carlos Peres sobre a imprensa. Primeiro porque ela generaliza, segundo porque mostra um total desconhecimento do papel dos jornalistas.
Jornalista, o sério, não publica notinha no twitter para agradar dirigente, não faz campanha em rede social para jogador acertar com o Santos, não publica videozinho no instagram para falar o que a torcida quer ouvir.
Jornalista publica notícia, seja boa ou ruim. E a situação financeira do clube, qualquer que ele seja, é notícia. É notícia, principalmente, porque ela interfere no que acontece dentro de campo.
Eu costumo dizer que time grande não cai dentro de campo, cai fora.
Foi o que aconteceu com o Cruzeiro. O time era bom, o clube uma bagunça. Meses de salários atrasados, jogadores com salários milionários e dívidas enormes levaram o Cruzeiro para a Série B. Até 2019, o clube mineiro tinha o mesmo orgulho do Santos de nunca ter sido rebaixado. Não tem mais.
Ah, e a imprensa mineira? Como citado amplamente, alguns jornalistas recebiam dinheiro do clube para que a situação gravíssima não fosse exposta. A torcida organizada recebia para fazer programa no canal oficial do clube.
Será essa a imprensa que o presidente José Carlos Peres quer ver na cobertura do Santos?
Nós, do DIÁRIO, vamos seguir publicando assuntos financeiros e tudo que seja notícia, boa ou ruim. É o nosso papel, como já escrevemos várias vezes.
O presidente José Carlos Peres, antes de questionar o papel da imprensa, deveria honrar os compromissos do clube. Assim, o empresário do uruguaio Carlos Sánchez não procuraria a imprensa para dizer que o Santos deve ao jogador. O meia Bryan Ruiz não daria entrevistas na Costa Rica dizendo que não assina a rescisão enquanto a dívida com ele não for paga.
De quem é a culpa nesses casos: de quem publica as declarações dos empresários e dos jogadores ou de quem não honra os compromissos?
PS: Sabemos que a maioria vai continuar dizendo que a culpa é da imprensa.
É isso mesmo, todos jornalistas tendenciosos, toda vez que tem algum jogo importante/ clássico/ decisivo eles soltam uma notícia ruim do Santos, nunca uma notícia ruim do curintinha, parmeira e são Paulo, sempre notícia do Santos, sempre para azedar o ambiente do time!!!