Renyer fez sua estreia pelo Santos diante da Inter de Limeira, na Vila Belmiro (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O técnico Jesualdo Ferreira tem cumprido o prometido e aproveitado mais as categorias de base em seus primeiros jogos no comando do Santos. Até aqui, em apenas quatro partidas, os Meninos da Vila já têm mais tempo em campo do que em todo o Campeonato Paulista sob o comando do técnico Jorge Sampaoli no ano passado.

Nestes primeiro jogos do Paulistão, os Meninos da Vila mais recentes a serem promovidos já atuaram, ao todo, por 254 minutos, de acordo com o site de estatísticas Footstats. Já sob o comando do técnico Jorge Sampaoli, os garotos da base do Peixe – exceto por Rodrygo, que já tinha status de titular– jogaram 239 minutos em todas as 12 rodadas do estadual e nas fases de mata-mata.

Veja a comparação do tempo jogado pelos Meninos da Vila no Campeonato Paulista do ano passado em relação a esta temporada:

2019 – 239 minutos

Kaio Jorge – 147 minutos
Yuri Alberto – 90 minutos
Sandry – 2 minutos

2020 – 254 minutos

Kaio Jorge – 108 minutos
Tailson – 89 minutos
Sandry – 45 minutos
Renyer – 12 minutos

Vale lembrar que, neste início de ano, o técnico Jesualdo Ferreira não tem contado com o atacante Yuri Alberto, que defende a seleção brasileira pré-olímpica em um torneio na Colômbia. Porém, os primeiros jogos do ano já mostram que o português tem olhado com carinho para a base.

No ano passado, o então técnico Jorge Sampaoli afirmou que não colocaria em campo os garotos que não estivessem preparados para competições profissionais. O jogador mais utilizado pelo argentino foi Tailson, que jogou apenas no Campeonato Brasileiro, e teve 508 minutos em campo.

Agora, como o Santos tem um orçamento menor que o do ano passado, o foco do clube é aproveitar a base para evitar gastos com reforços. Por isso, a utilização dos Meninos da Vila por Jesualdo tem sido justamente um reflexo da falta de contratações – até aqui, o Peixe trouxe Madson e Raniel para a temporada.