Acredito que nem no início da era Jair Ventura eu acompanhei uma rejeição tão grande a um técnico quanto vejo em relação ao trabalho de Jesualdo Ferreira no comando do Santos. Talvez isso deixe claro que o maior culpado por essa situação não é o treinador, mas quem o contratou.
Explico.
A aposta na contratação foi errada, como eu mesmo falei nesse vídeo aqui em nosso canal no Youtube quando ele foi anunciado. Jesualdo Ferreira fez ótimo trabalho no Porto entre 2006 e 2010, é inegável. Mas depois disso a carreira dele não deslanchou, como aconteceu com outros técnicos portugueses, como José Mourinho, André Villas Boas, entre outros.
Ele fez um trabalho ruim no Málaga, da Espanha, clube em que ficou apenas cinco meses. Um trabalho de médio para ruim no Panathinaikos, da Grécia, um trabalho ruim no Sporting (apenas cinco meses), outro trabalho ruim no Braga (oito meses) e foi se encontrar apenas no Zamalek, do Egito, e no Al Sadd, do Qatar, dois mercados que estão muito distantes do primeiro nível do futebol mundial.
Com todo respeito, ninguém vai para o Egito ou para o Qatar pensando em performance esportiva. A motivação para aceitar propostas destes países é financeira.
Para piorar, Jesualdo Ferreira não trabalhava com futebol desde junho de 2019 e estava pensando na aposentadoria.
Alguém do Santos teve a genial ideia de contratar um treinador com esse perfil para substituir o responsável pelo melhor trabalho feito no clube nos últimos anos.
Estava claro que não daria certo.
Para piorar, toda a condução do processo foi muito mal feita. Jesualdo foi contratado no início de dezembro e só chegou ao Santos em janeiro para avaliar o elenco.
Tá errado.
Ele deveria chegar já conhecendo todo mundo, sabendo com quem poderia ou não contar. O tal do CIEFS, o Centro de Inteligência elogiado em vídeo da Santos TV, deveria apresentar de início uma lista com três ou quatro nomes para cada posição para o treinador escolher.
Aí ele vê o Arthur Gomes treinando bem nos coletivos e no rachão e acredita que pode contar com ele. Nós sabemos que não dá. Não precisávamos esperar dois meses para o técnico perceber isso.
E fica pior.
O Santos trocou um dos melhores laterais do país (sempre disse isso em todos nossos canais) por um cara que está há dois meses sem jogar. Estava claro que o Victor Ferraz deveria sair pela relação com os torcedores, mas a diretoria do clube foi muito, mas muito mal na troca.
O mesmo vale para Vitor Bueno e Raniel. Vitor não tinha espaço no Santos, mas é figura importante do São Paulo. Raniel fez dois gols, mas toma muitas decisões erradas e já se lesionou duas vezes (e ele tem histórico de lesões).
Jesualdo Ferreira tem muita culpa, mas o departamento de futebol do Santos falhou demais desde a contratação.
Como também falhou o presidente José Carlos Peres. Ele vai pro último ano de mandato e, mesmo depois de ter feito a “maior venda das Américas”, o Santos não tem dinheiro para contratar ninguém. Pior que isso, não paga ninguém (estamos vendo cobranças de todos os lados: Soteldo, Sánchez, Luan Peres, Evandro, e por aí vai).
A saída inevitável de Jesualdo Ferreira deve melhorar a ponta do negócio (o desempenho do time), mas com as mesmas pessoas nos outros setores o Santos dificilmente vai melhorar como um clube.
O time doa Santos realmente tá com a cara do treinador numa velocidade,se continuar assim sei não, não classifica