A derrota para o São Paulo fez Jesualdo Ferreira chegar a uma marca desagradável no comando do Santos.
O treinador terminará a primeira fase do Campeonato Paulista sem ter vencido nenhum time que disputará a Série A do próximo Campeonato Brasileiro.
Até agora, Jesualdo comandou o Santos em três clássicos, diante de São Paulo, Palmeiras e Corinthians, além de ter duelado contra o Red Bull Bragantino: e não superou nenhum dos quatro rivais.
Em quatro jogos disputados contra esses adversários, foram dois empates – diante de Red Bull Bragantino e Palmeiras -, e duas derrotas, frente a Corinthians e São Paulo.
Para piorar, o Santos marcou somente um gol nessas quatro partidas, justamente contra o time do Morumbi.
Nas demais, ficou no empate sem gols contra Palmeiras e Red Bull Bragantino, e perdeu para o Corinthians sem balançar as redes (2 a 0, em Itaquera).
O pífio desempenho dá ao Santos de Jesualdo apenas 16,6% de aproveitamento contra quatro rivais que certamente cruzarão novamente o caminho alvinegro no Brasileirão e, possivelmente, nas fases seguintes do Campeonato Paulista.
Outro ponto negativo é que o Santos é o único dos grandes que perdeu clássicos. Os demais jogos, sem a participação santista, terminaram empatados. Palmeiras e Corinthians ainda se enfrentam nas próximas rodadas.
Reencontro na semi?
O fato de não vencer os principais rivais pode pesar contra Jesualdo justamente no momento mais importante do Paulistão.
O Santos, se passar às semifinais, tem chances de cruzar novamente justamente com o algoz deste sábado, no Morumbi.
Um reencontro contra Red Bull Bragantino, Corinthians ou Palmeiras, pelas projeções da tabela, poderiam acontecer apenas na grande decisão do Estadual.
O Santos tem ainda mais dois jogos antes de terminar a primeira fase do Campeonato Paulista, mas não enfrentará seus principais rivais até o fim das rodadas classificatórias.
O Peixe receberá o Santo André no próximo sábado, e terminará sua participação visitando o Novorizontino.
A equipe ainda não está classificada, mas lidera seu grupo com cinco pontos de vantagem para os principais perseguidores.
*Colaboração: Paulo Amaral
O desempenho pífio no paulistinha contra os times da serie A projetam um segundo semestre de muita dificuldade para o Santos. O time vem utilizando muito mal o torneio para a preparação da equipe, seja para dar um padrão tático, seja para observar os jogadores da base. O campeonato brasileiro promete ser difícil, pois São Paulo, Palmeiras, Curinntia, Inter, Grêmio, Atlético, Pathetico, Flamengo estão mais organizados e fizeram contratações de reforços. Com esse futebolzinho medíocre, de irritantes três chutes a gol em mais de 90 minutos de jogo, o Santos FC comandado pelo professor Jesualdo, na melhor das hipóteses, vai ficar no meio da tabela de classificação do Brasileirão..Qualquer coisa melhor que isso, só se todos os times pegarem o tal coronavírus e o Santos FC passar ileso.