Copete sofre com a marcação de Álvarez, do Real Garcilaso (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos começou mal a sua campanha na Copa Libertadores da América. Em Cusco, no Peru, o time alvinegro claramente sentiu os efeitos dos 3.400 metros de altitude nesta quinta-feira e foi superado pela esforçada equipe do Real Garcilaso, que saiu do confronto com a vitória por 2 a 0.

A derrota jogou o Peixe na lanterna do Grupo 6 da Libertadores, já que é o único que não marcou pontos na primeira rodada da chave. O Real Garcilaso tem três e Nacional-URU e Estudiantes, que empataram por 0 a 0 na quarta-feira, têm um ponto cada.

A equipe comandada por Jair Ventura foi completamente dominada pelos peruanos no primeiro tempo, quando vários jogadores se mostraram muito mais lentos do que o normal e os erros surgiram de forma abundante. O Peixe ficou em desvantagem logo aos sete minutos. A defesa santista não evitou que a boa jogada de Landauri na ponta esquerda terminasse em gol de Vidales, que entrou livre na pequena área para marcar.

Outros gols do Garcilaso poderiam ter saído antes do intervalo, mas Vanderlei fez o de sempre: jogou muito e, com isso, salvou o Santos de uma derrota mais dura. É verdade que o time da casa diminuiu bastante o ritmo no segundo tempo, mas nem assim o Peixe foi capaz de sufocar a defesa peruana. Ao longo da partida, os alvinegros tiveram apenas duas boas chances de empatar a disputa, ambas em jogadas de Eduardo Sasha, mas Gabigol (na primeira etapa) e Vecchio (na segunda) cometeram o pecado mortal de desperdiçar essas oportunidades.

No finzinho da partida, o time de Cusco matou o Peixe com um belo gol de Ramúa, capitão do Garcilaso. Ele arriscou um chute de muito longe, a bola bateu no travessão e quicou dentro do gol alvinegro.

O Santos voltará a jogar pela Libertadores no próximo dia 15, contra o Nacional. Essa partida será disputada no Pacaembu. Neste domingo, pelo Campeonato Paulista, o Peixe enfrentará o Corinthians, também no Pacaembu.

FICHA TÉCNICA
Real Garcilaso 2 x 0 Santos
Local: Estádio Inca Garcilaso de la Vega
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Gols: Vidales, aos 7 minutos do 1º Tempo; Ramúa, aos 43 minutos do 2º Tempo
Cartões amarelos: Dulanto, Lucas Veríssimo, Vecchio e Vitor Bueno

Real Garcilaso: Morales; Arismendi, Kontogiannis, Dulanto e Santillán; Luis Álvarez, Luis García (Archimbaud), Vidales (Pérez), Ramúa e Landauri (Cossio); Franco. Técnico: Óscar Ibáñez
Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota (Arthur Gomes); Alison, Renato e Vecchio (Vitor Bueno); Eduardo Sasha (Rodrygo), Gabigol e Copete. Técnico: Jair Ventura