O Santos começou mal a sua campanha na Copa Libertadores da América. Em Cusco, no Peru, o time alvinegro claramente sentiu os efeitos dos 3.400 metros de altitude nesta quinta-feira e foi superado pela esforçada equipe do Real Garcilaso, que saiu do confronto com a vitória por 2 a 0.
A derrota jogou o Peixe na lanterna do Grupo 6 da Libertadores, já que é o único que não marcou pontos na primeira rodada da chave. O Real Garcilaso tem três e Nacional-URU e Estudiantes, que empataram por 0 a 0 na quarta-feira, têm um ponto cada.
A equipe comandada por Jair Ventura foi completamente dominada pelos peruanos no primeiro tempo, quando vários jogadores se mostraram muito mais lentos do que o normal e os erros surgiram de forma abundante. O Peixe ficou em desvantagem logo aos sete minutos. A defesa santista não evitou que a boa jogada de Landauri na ponta esquerda terminasse em gol de Vidales, que entrou livre na pequena área para marcar.
Outros gols do Garcilaso poderiam ter saído antes do intervalo, mas Vanderlei fez o de sempre: jogou muito e, com isso, salvou o Santos de uma derrota mais dura. É verdade que o time da casa diminuiu bastante o ritmo no segundo tempo, mas nem assim o Peixe foi capaz de sufocar a defesa peruana. Ao longo da partida, os alvinegros tiveram apenas duas boas chances de empatar a disputa, ambas em jogadas de Eduardo Sasha, mas Gabigol (na primeira etapa) e Vecchio (na segunda) cometeram o pecado mortal de desperdiçar essas oportunidades.
No finzinho da partida, o time de Cusco matou o Peixe com um belo gol de Ramúa, capitão do Garcilaso. Ele arriscou um chute de muito longe, a bola bateu no travessão e quicou dentro do gol alvinegro.
O Santos voltará a jogar pela Libertadores no próximo dia 15, contra o Nacional. Essa partida será disputada no Pacaembu. Neste domingo, pelo Campeonato Paulista, o Peixe enfrentará o Corinthians, também no Pacaembu.
FICHA TÉCNICA
Real Garcilaso 2 x 0 Santos
Local: Estádio Inca Garcilaso de la Vega
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Gols: Vidales, aos 7 minutos do 1º Tempo; Ramúa, aos 43 minutos do 2º Tempo
Cartões amarelos: Dulanto, Lucas Veríssimo, Vecchio e Vitor BuenoReal Garcilaso: Morales; Arismendi, Kontogiannis, Dulanto e Santillán; Luis Álvarez, Luis García (Archimbaud), Vidales (Pérez), Ramúa e Landauri (Cossio); Franco. Técnico: Óscar Ibáñez
Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota (Arthur Gomes); Alison, Renato e Vecchio (Vitor Bueno); Eduardo Sasha (Rodrygo), Gabigol e Copete. Técnico: Jair Ventura
Temos um enorme respeito pelo Renato, mas um meio campo de 38 anos jogar 90 minutos na altitude, insensatez total. Jogamos com 10 em campo hoje, derrota merecida.
Que altitude falto atitude o único que joga bola nesse meio é o Alisson, esse Renato político só fica com a mão na boca de conversinha…aposenta logo
Time sem raça , sem alma e pouquíssimo futebol…a altitude atrapalha mas corre até cair primeiro depois reclama .
Aprendam com o Alisson é tomem vergonha na cara .
O santos com este meio campo lerdo pq não entra logo com Vitor Bueno e o garoto neste meio campo para a bola chegar mais rápido nos atacante do SANTOS; Vai pra cima deles SANTOS….
Depois que a imprensa começou com esta conversa de altitude, os times brasileiros e a seleção começou a perder jogos direto em Cuzco, Santa Cruz de La Sierra e por aí vai. O Santos jogou sem alma, sem vontade e assim, só poderia perder mesmo. Renato não dá mais. Precisamos de alguém que jogue realmente na lateral esquerda e o Jair fez substituições equivocadas. Se não fosse o Wanderley novamente, seríamos goleados.
Porra é melhor por a molecada pra jogar, do que esse Renato, esse Vitor Bueno tomou um encontrão, perdendo jogo ficou deitado parecia ter sofrido um enfarte,teve que ser levantado e arrastado pelo Alisson. Põe o Rodrigo logo, deixa de frescura com copete , e o argentino velho, põe o Diogo Vitor, põe gente nova porque se perder ganhamos experiência.Tchau Renato, Tchau David Braz, Tchau Vecchio, vamos com Vanderlei e os pratas
Meu Deus, Jair que time é esse será que você tem tanto medo assim de lançar garotos.
Se for isso da lugar para outro.
Fica insistindo com Copete, Vechio e para um pouco de improviso põe os caras na posição certa. esse negocio do time jogar todo na defesa e Gabriel Barbosa sozinho ta osso.
E ficar colocando tudo na conta da altitude é brincadeira. e fica difícil se ninguem chuta no gol. Treina estes caras é ridículo ver jogador que se diz profissional chutar bola na arquibancada.
O Santos poderia virar o placar para 2X1, graça dois lances de Sasha. O primeiro perdido por Gabriel e segundo por Vechio.
Concordo com o colega que o Renato poderia se aposenta, pois com 38 anos a 3.400 m de altitude não dá…..
Gostaria de saber porque Renato e David Braz tem cadeira cativa? Quando estes dois estão fora é vitória na certa, resumindo, não são desfalques e sim reforços quando estão ausentes.
São os donos do vestiário, faltou o Vitor Ferraz. O Jair vai prejudicar seu trabalho se continuar colocando esses paneleiros pra jogar, pensando que eles influenciam o grupo. A prataria tá chegando com força, Vanderlei e os pratas . Pra cima deles Santos , e sem a panela temos esperanças de Vitória contra o Timerda
Chega de Renato e David Bras pelo amor de deus.
O RENATO pode assumir o cargo de auxiliar do Jair, não tem condições físicas de jogar em alto nível.
A próxima desculpa vai ser a altitude de São Paulo.