Mais uma convocação, a última para testes antes da Copa do Mundo da Rússia, e mais uma decepção. Apesar do grande trabalho no Santos, Vanderlei não foi convocado pelo técnico Tite mais uma vez. O goleiro foi eleito o melhor da posição no último Campeonato Brasileiro, mas isso também não foi suficiente.
“O futuro a Deus pertence. Estou aqui para fazer o meu melhor trabalho e estar bem no Santos, que é uma grande equipe. Não tenho de pensar em Seleção Brasileira se não aconteceu, tenho de fazer o melhor aqui e, se a oportunidade futura surgir, vou ficar muito feliz, mas também, se não acontecer, a vida segue e o trabalho continua”, disse Vanderlei em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO PEIXE.
Alisson, da Roma, e Ederson, do Manchester City, já foram garantidos por Tite na Copa. A briga pela terceira vaga está aberta, mas o favorito é Cássio, presente na maioria das convocações e que já trabalhou com o técnico no Corinthians. Indagado se esse trabalho no clube faz a diferença para a convocação de Cássio, Vanderlei ressaltou que trata-se de uma escolha pessoal.
“Não dá para saber. É complicado. É pessoal. O Tite já trabalhou e confia no Cássio e em outros jogadores que ele também testou. Tenho de respeitar porque ele é o comandante, e fazer meu melhor no clube.”
Longe das redes sociais e adepto do low profile, Vanderlei não é nada midiático. Quieto e reservado, o goleiro se define como um cara “mais família”. Ele não acha que esse perfil e a falta de exposição midiática ou em redes sociais atrapalhe na hora de ser lembrado em uma convocação.
“O fundamental é dentro de campo. Não adianta você se expor lá fora, falar toda hora e chegar dentro de campo e não fazer um bom trabalho. Acho que não tem nada a ver, não. A gente vê outros jogadores que não têm essa característica de ficar se expondo em mídia sendo convocados. É muito pessoal. O treinador tem as opções dele e, no momento, ele escolheu aquelas, é trabalhar para em uma próxima oportunidade aparecer nessa lista.”
A próxima oportunidade de Vanderlei também será a última chance de disputar a Copa do Mundo da Rússia. Aos 34 anos, pode ser também a derradeira oportunidade para o goleiro ir a uma Copa do Mundo, mas, sem nunca ter sido convocado por Tite, o sonho está cada vez mais distante.
Esquenta não Vanderlei, levante as mãos para o céu, pois a seleção com certeza absoluta dará outro vexame e felizmente você não estará lá. Basta sabermos, que na seleção temos é assim, 50% são convocados pelo merecimento em razão do futebol apresentado em seus clubes, a outra metade (50%) são o apaniguados do treinador, seus homens de confiança. No caso em questão, treinador Tite não terá exito na Copa do Mundo, pois uma seleção é formada pelos melhores jogadores que estiverem no melhor momento. O mencionado técnico não tem critério, vai ser engraçado quando ele tiver sendo massacrado e olhar para elenco e perceber que os lixos de confiança dele não estão a altura.