Vanderlei pega pênalti contra o Coritiba e faz a alegria dos cartoleiros que o escalaram (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Cartola FC é o fantasy game oficial do Campeonato Brasileiro. O jogo que virou febre nacional e consiste em escalar 11 atletas e um técnico no seu time. Sua pontuação varia de acordo com o desempenho daqueles jogadores na vida real. Com 280,2 pontos, o goleiro Vanderlei foi o maior pontuador da edição 2017.

“Virou uma mania brasileira, né? Todo mundo joga, eles não estão nem preocupados se o cara vai jogar bem ou não, estão preocupados se ele vai pontuar bem no Cartola. Estou acostumado já, é bacana, muitos jogadores jogam e levam na brincadeira. Só não pode levar muito a sério e confundir as coisas, mas como está sendo, na brincadeira, está sendo muito bacana”, disse o camisa 1 santista, em entrevista exclusiva ao Diário do Peixe.

O fantasy game virou febre até mesmo dentro do Santos. O goleiro santista revelou que vários atletas do Peixe jogam, como David Braz e Jean Mota.

“Jogam sim. A maioria joga, até eu já joguei já, mas ano passado acabei não jogando por falta de tempo. Criança pequena em casa, não dá nem tempo de escalar o time e você acaba deixando um pouco de lado”.

Na época em que jogou, VanDDerlei, como os cartoleiros chamam o goleiro em alusão as várias Defesas Difíceis (DD) que ele faz toda rodada, não esconde que o titular no gol de seu time no fantasy game era ele mesmo.

“Eu me escalava (risos). O pessoal (jogadores do Santos) não sei, nem perguntava pra eles não, mas alguns até falavam que eu pontuava bastante, né? Isso é bom também”.

O DIÁRIO DO PEIXE! terá uma liga na edição do Cartola deste ano. Quem quiser participar só precisa encontrar a Liga no Cartola e fazer a sua solicitação.