Diogo Vitor é consolado por Alison após perder pênalti (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos foi derrotado pelo Palmeiras na decisão por pênaltis por 5 a 3 e está eliminado do Campeonato Paulista. No tempo normal, o Santos venceu por 2 a 1, gols de Sasha e Rodrygo, enquanto Bruno Henrique anotou para o Palmeiras. Na primeira partida da semifinal, no último sábado, o Palmeiras venceu por 1 a 0.

Esta foi a quarta vez seguida em que os confrontos decisivos entre os dois times chegam às penalidades máximas. O Peixe havia obtido a vaga para a semifinal numa disputa de pênaltis, contra o Botafogo, depois de dois empates sem gols.

O primeiro tempo foi bastante movimentado. A estratégia do técnico Jair Ventura de colocar Rodrygo no lugar de Diogo Vitor, para flutuar e ajudar na marcação, não deu resultado. Depois de tentar pressionar a defesa do Palmeiras nos primeiros minutos, o Santos cedeu espaço para o adversário, que passou a dominar o meio-de-campo e a ameaçar o gol do Peixe.

O Santos chegava ao ataque esporadicamente, e num desses ataques Arthur Gomes lançou bem Daniel Guedes, que cruzou na cabeça de Sasha, que marcou o primeiro gol santista. Foi o quarto gol do atacante no Campeonato Paulista.

O Peixe teve pouco tempo para comemorar, pois 3 minutos depois Bruno Henrique aproveitou um rebote da defesa santista e chutou forte para empatar a partida. A partir daí o jogo ficou mais nervoso e vários jogadores receberam cartão amarelo. O Palmeiras teve maior posse de bola, criou algumas oportunidades, sem sucesso.

No final do primeiro tempo, Rodrygo recebeu lançamento na esquerda, se infiltrou na área palmeirense e depois de um bate-rebate, a bola sobrou para ele mesmo tocar no canto esquerdo do goleiro Jaílson para colocar o Santos mais uma vez na frente: 2 a 1. Foi o terceiro gol do atacante de 17 anos no Paulistão 2018.

O segundo tempo foi mais morno, com as duas equipes errando muitos passes. O Palmeiras continuou com maior posse de bola e procurando o ataque, mas sem criar grandes oportunidades. O Santos se manteve postado atrás, tentando os contra-ataques para tentar o gol que lhe daria a classificação para a final.

Os dois treinadores fizeram substituições, mas sem resultado. Jean Mota quase marcou o terceiro no último minuto, quando aproveitou um rebote da zaga e chutou forte, mas a bola passou perto do travessão de Jaílson.

 

FICHA TÉCNICA

SANTOS 2 (3) X  1 (5) PALMEIRAS

Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza

Público total: 36.591

Gols: Sasha, aos 13min, Bruno Henrique, aos 16min, Rodrygo, aos 39min do primeiro tempo;
Cartões amarelos: Alison, Lucas Veríssimo, Sasha, David Braz, Daniel Guedes, William, Felipe Melo.

SANTOS
Vanderlei, Daniel Guedes, David Braz, Lucas Veríssimo e Dodô; Alison, Renato (Leandro Donizetti, aos 41min do 2º tempo) e Rodrygo (Jean Mota, aos 22min do 2º tempo); Eduardo Sasha (Diogo Vitor, aos 33min do 2º tempo), Gabigol e Arthur Gomes. Técnico: Jair Ventura

PALMEIRAS
Jaílson, Tchê Tchê, Antônio Carlos, Thiago Martins e Victor Luís; Felipe Melo, Bruno Henrique (Moisés, aos 31min do 2º tempo) e Lucas Lima (Guerra, aos 19min do 2º tempo); Dudu, Keno e William (Deiverson, aos 25min do 2º tempo). Técnico: Roger Guedes