Alison tenta bloquear chute de jogador do Bahia (Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Bruno Henrique voltou a jogar futebol, e essa notícia é ótima para o Santos. Não tão bom assim foi o jogo mostrado pelo Peixe na derrota por 1 a 0 diante do Bahia, em Salvador, neste sábado. A equipe alvinegra não conseguiu acertar o pé no ataque e foi duramente castigada por um gol de Júnior Brumado aos 49 minutos do segundo tempo, no último lance da partida. Bruno Henrique atuou por cerca de 20 minutos e mostrou que ainda precisa de tempo para recuperar a boa forma.

A torcida santista sofreu bastante no primeiro tempo, pois o time jogou mal e foi sufocado pelo Bahia praticamente do começo ao fim. Com dez minutos de jogo, a equipe da casa já tinha cinco finalizações, contra nenhuma do Peixe. Em uma dessas investidas, o Bahia só não abriu o placar porque Vanderlei defendeu o chute do lateral Nino Paraíba e, no rebote, Edigar Junio mandou a bola na trave.

Com o passar dos minutos, a pressão baiana foi diminuindo, mas isso não significa que o Santos começou a jogar bem. A bola passava muito pouco pelo meio de campo alvinegro e raramente chegava em boas condições ao trio de ataque, que fez pouca coisa digna de nota. O único que se rebelava contra o marasmo do Peixe era Rodrygo, autor da solitária finalização do time na metade inicial do jogo: após tabelar com Gabigol, ele saiu cara a cara com o goleiro Douglas, mas o chute foi travado por um adversário e a bola saiu.

O apito final do primeiro tempo foi um alívio para a turma de Jair Ventura, que teve bons motivos para comemorar o empate por 0 a 0.

A situação não mudou muito no começo do segundo tempo, em que o Bahia mais uma vez pressionou o Santos e chegou perto de abrir o placar, mas o ímpeto dos donos da casa durou pouco. Os baianos abusavam dos cruzamentos e, com isso, facilitavam a tarefa do Peixe.

Mais para o fim do jogo, a equipe alvinegra começou a chegar com perigo à área do Bahia. Aos 28 minutos, ocorreu a tão esperada entrada de Bruno Henrique, na vaga de Rodrygo, mas o atacante mineiro se mostrou sem ritmo, um tanto lento, e não conseguiu uma boa conexão com Gabigol, com quem jamais havia atuado.

Quando parecia que o empate seria o resultado final, aos 49 minutos, no último lance da partida, o Bahia cobrou um escanteio, a bola foi desviada e Júnior Brumado apareceu livre na pequena área para fazer o gol da vitória baiana.

FICHA TÉCNICA

Bahia 1 x 0 Santos
Campeonato Brasileiro – Primeiro Turno
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Cláudio Francisco Lima Silva (SE)
Renda: R$ 317.748,00
Público: 15.875 presentes
Gol: Júnior Brumado, aos 49 minutos do 2º Tempo
Cartões amarelos: Douglas, Nino Paraíba, Régis, David Braz, Dodô e Léo Cittadini

Bahia: Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Vinícius (Régis), Zé Rafael (Allione) e Marco Antônio (Júnior Brumado); Edigar Junio. Técnico Guto Ferreira.

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Léo Cittadini (Diego Pituca) e Jean Mota; Rodrygo (Bruno Henrique), Gabigol e Eduardo Sasha (Arthur Gomes). Técnico: Jair Ventura.