50O clima da eleição presidencial do Santos, que no próximo dia 9 vai apontar o comandante do clube no triênio 2018/2019/2020, está muito quente. E a temperatura subiu um pouco mais nesta quarta-feira, quando uma reportagem publicada no site da ESPN afirmou que mais de duas mil pessoas se associaram ao Peixe em menos de 20 dias, às vésperas do prazo limite para que novos sócios tivessem direito a voto, no fim de 2016.

O próximo presidente comandará o Santos até o fim de 2020 (Foto: Reprodução)

Os três candidatos de oposição – Andres Rueda, José Carlos Peres e Nabil Khaznadar –, que tentarão tirar do poder o presidente Modesto Roma Júnior, reagiram com indignação à reportagem. Eles assinaram em conjunto uma nota oficial em que dizem estudar a possibilidade de ir à Justiça para questionar o processo de associação ao clube. Leia a íntegra da nota:

“É com muita surpresa e preocupação que recebemos a notícia veiculada no site da ESPN que traz informações estarrecedoras sobre possíveis fraudes no processo de inscrição de novos sócios ao Santos FC.

Providências imediatas são necessárias para o esclarecimento dos fatos, sob pena de colocar o resultado do pleito do dia 09.12 sob suspeição. Não é isso que nenhum verdadeiro apaixonado pelo nosso Santos quer ver.

É ainda mais preocupante a resposta do clube, que, ao transferir exclusivamente ao associado a responsabilidade da associação, fere explicitamente o disposto no artigo 9o de nosso estatuto social, que é claríssimo sobre a responsabilidade do clube quanto a este processo.

Nossos departamentos jurídicos estão reunidos para estudar providências e eventuais medidas judiciais que se façam necessárias para resguardar, antes de qualquer coisa, a transparência em nosso clube.

O Santos FC não merece isso.”

OUTRO LADO

Procurada pelo DIÁRIO DO PEIXE, a diretoria santista negou a existência de irregularidades no aumento do quadro de sócios do clube, atribuindo esse crescimento aos resultados do time no Brasileirão e à boa divulgação do programa Sócio Rei. Leia a nota oficial divulgada pela diretoria:

“O crescimento do número de sócios do Clube tem ocorrido de forma constante, a partir dos bons resultados em campo e a maior divulgação dos benefícios oferecidos pelo Programa Sócio Rei.

O ingresso de sócios, nesse contexto, se dá pelo livre arbítrio da parte interessada, não cabendo ao Clube qualquer medida restritiva de acesso, a não ser as que demandam informações cadastrais.”