O atacante Gabigol marcou mais uma vez e chegou a 16 gols em Copas do Brasil. É o maior artilheiro do Santos na competição (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Depois de um primeiro tempo apático, o Santos acordou no segundo e goleou o Luverdense por 5 a 1 na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Com o resultado, a equipe comandada por Jair Ventura pode até perder por três gols de diferença no jogo de volta, na próxima quinta, em Lucas do Rio Verde, que garante a classificação para as quartas-de-final da competição.

Maior artilheiro do Peixe na história da Copa do Brasil, o atacante Gabigol fez três, um deles de letra, e comandou a goleada. O zagueiro Gustavo Henrique, que entrou na vaga de David Braz, e o garoto Yuri Alberto completaram o placar. Itaqui marcou para o Luverdense.

O jogo começou aberto, com as duas equipes buscando o gol e o Luverdense abriu o placar em um lance de bola parada. Aos 10 minutos, o lateral Itaqui cobrou falta da esquerda, a bola passou por todo mundo e Vanderlei não conseguiu fazer a defesa.

O Santos foi todo para o ataque após o gol. Aos 13 minutos, Jean Mota cobrou escanteio da esquerda, o zagueiro Gustavo Henrique subiu mais que todo mundo e cabeceou para o gol, mas o goleiro Diogo Silva espalmou. Aos 21 minutos, o volante Alison cruzou da direita, Eduardo Sasha mergulhou de peixinho e mandou no cantinho, mas o goleiro Diogo Silva fez grande defesa.

O gol de empate do Peixe saiu aos 24 minutos. O lateral Victor Ferraz recebeu de Rodrygo e cruzou para a área, Gabigol apareceu entre os zagueiros e cabeceou para o gol. Foi o 16 gol dele na Copa do Brasil. É o maior artilheiro do Santos na competição.

No final do primeiro tempo, o Luverdense teve uma grande chance para fazer o segundo gol. Paulo René recebeu na esquerda, cortou Lucas Veríssimo e chutou no canto, mas o goleiro Vanderlei fez uma grande defesa e salvou o Santos.

O Peixe voltou ao ataque no início do segundo tempo. Aos cinco minutos, o meia Jean Mota cobrou falta da entrada da área e mandou no ângulo, mas o goleiro Diogo Silva fez outra grande defesa e mandou para escanteio. O gol da virada saiu aos 13 minutos. O meia Vitor Bueno cobrou falta da direita, o zagueiro Gustavo Henrique se antecipou aos jogadores do Luverdense e desviou para o gol.

O terceiro gol saiu aos 18 minutos. O atacante Rodrygo puxou contra-ataque pela esquerda, cortou o zagueiro e chutou forte, o goleiro Diogo Silva rebateu nos pés de Gabigol, que só empurrou para as redes. Segundo gol dele no jogo e 17o na história da Copa do Brasil.

O quarto gol saiu aos 23 minutos. E foi um golaço. Eduardo Sasha deu linda enfiada de bola para Victor Ferraz, que cruzou rasteiro. O atacante Gabigol desviou de letra e fez o terceiro gol dele no jogo.

O quinto gol saiu aos 40 minutos. Arthur Gomes recebeu de Rodrygo e cruzou para a área, Yuri Alberto, no seu primeiro toque na bola, empurrou para o gol.

SANTOS 5 X 1 LUVERDENSE

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Público: 3.590 pagantes
Renda: R$ 90.725,00

Gols: Itaqui, aos 10, Gabigol, aos 24 minutos do primeiro tempo. Gustavo Henrique, aos 13, Gabigol, aos 17, aos 23, Yuri Alberto, aos 40 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rafael Silva, Gabigol, Alison, Paulinho, Moisés

SANTOS
Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Dodô; Alison (Yuri, aos 20 minutos do segundo tempo); Rodrygo, Jean Mota, Vitor Bueno (Arthur Gomes, aos 30 minutos do segundo tempo) e Eduardo Sasha (Yuri Alberto, aos 38 minutos do segundo tempo); Gabigol. Técnico: Jair Ventura

LUVERDENSE
Diogo Silva, Itaqui, André, Kaíque e Paulinho; Sodré; Lucas Braga (Adriano, aos 33 minutos do segundo tempo), Moisés, Elton (Rubinho, aos 24 minutos do segundo tempo) e Rafael Silva; Paulo René (Ariel, aos 19 minutos do segundo tempo). Técnico: Luizinho Vieira