Comandando o Santos, Jair venceu o duelo contra o São Paulo no Paulistão (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Santos e São Paulo são as equipes mais vitoriosas do Brasil quando o tema é título internacional. Os dois clubes conquistaram três vezes cada a Copa Libertadores da América e são também os maiores vencedores mundiais do País, somando cinco conquistas: três para o São Paulo e duas para o Peixe. Isso sem contar competições como Recopa, Mercosul, Copa Sul-Americana, entre outras.

Já em campeonatos nacionais, o Santos leva vantagem. O clube soma oito conquistas de Campeonato Brasileiro, uma de Copa do Brasil e 22 títulos estaduais, contra 6 Brasileiros e 21 Paulistas do São Paulo. No torneio Rio-SP o Peixe goleia, são cinco títulos contra apenas um do rival.

E quando o assunto é confronto dentro de campo entre os dois clubes? Nessa resposta, apesar de nos últimos anos o Santos estar levando a melhor em jogos decisivos, a equipe da Capital tem ampla vantagem.

Na história o San-São já ocorreu 305 vezes, com 103 vitórias do Santos, 71 empates e 131 vitórias são-paulinas. O Peixe anotou 440 gols e levou 508. Quando o duelo é no Morumbi, a vantagem da equipe da Capital é ainda maior: são 102 confrontos, com 26 vitórias santistas, 27 empates e 49 vitórias do São Paulo.