O zagueiro David Braz em ação no empate em 0 a 0 diante do Real Garcilaso nesta quinta, na Vila Belmiro (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos terminou a fase de grupos da Copa Libertadores da América como o pior primeiro colocado, com 10 pontos e dois gols de saldo. No sorteio para as oitavas-de-final, que acontecerá no dia 4 de junho, o Peixe estará no pote 1, ao lado de Palmeiras, Grêmio, Libertad, Corinthians, Cruzeiro, River Plate e Atlético Nacional.

Não existe regra no sorteio como aconteceu em anos anteriores. Então, o Santos pode pegar qualquer adversário do Pote 2, que terá 5 argentinos (Atlético Tucumán, Racing, Estudiantes, Independiente e Boca Juniors), além do Flamengo, Colo Colo, do Chile, e Cerro Porteño, do Paraguai.

Por ter terminado em primeiro lugar do grupo, o Santos vai ter a vantagem de fazer o segundo jogo em casa. Na Copa Libertadores, o gol marcado fora de casa ainda tem peso dobrado. Se passar das oitavas, como foi o pior primeiro colocado, o Peixe tem boas chances de decidir fora de casa porque, nesse caso, a campanha geral é levada em consideração para definir o mando dos jogos.

Confira os potes do sorteio

Pote 1                                            Pote 2
Palmeiras                                      Boca Juniors
Grêmio                                          Cerro Porteño
Libertad                                        Atlético Tucumán
Corinthians                                  Independiente
Cruzeiro                                        Racing
Santos                                           Estudiantes
River Plate                                    Flamengo
Atlético Nacional                        Colo Colo