Rosana é vice-artilheira do Campeonato Brasileiro Feminino com oito gols em dez jogos (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

Um dos destaques das Sereias da Vila na temporada, a experiente Rosana topou o desafio de mudar de posição e está colhendo os frutos da decisão no Campeonato Brasileiro Feminino. Lateral-esquerda de origem e meia em clubes anteriores, a jogadora virou centroavante no Santos e já entrou na disputa pela artiharia do nacional. Ele tem 8 gols em dez jogos, dois a menos que a artilheira Danyelle, do Flamengo.

“É a primeira vez que estou jogando de centroavante. É uma posição que ainda estou me adaptando. Venho melhorando a cada jogo a performance e fico feliz com o desempenho e em poder ajudar as Sereias da Vila. Estou tendo esse gostinho (de fazer os gols) e espero continuar. Quem sabe brigar pela artilharia no final das competições”, afirmou a jogadora.

Rosana joga com a camisa 6, a mesma que usou em quase toda a carreira, inclusive na Seleção Brasileira Feminina. A mudança aconteceu por uma necessidade do Santos e pelas suas características. Agora ela não pensa mais em voltar para a lateral.

“O Guilherme (auxiliar) e a Emily identificaram que eu poderia jogar nessa função pelas características que eu apresento de força, explosão e bom cabeceio. A gente não tinha uma jogadora de referência e pela proposta de jogo da Emily era importante ter alguém para proteger a bola para os jogadoras de trás, alguém com bom cabeceio. Eu aceitei prontamente, mas disse que precisava de um tempo, de treinamentos mais específicos. É difícil jogar de costas quando você passa a vida toda atuando de frente para o gol. Me surpreendi positivamente. Hoje gosto muito mais de atuar dessa forma e espero ajudar o Santos não só com os gols, mas com as assistências”, completou a jogadora.

Nesta terça-feira, Rosana tem mais uma chance de melhorar ainda mais o número de gols na temporada. As Sereias da Vila recebem o Vitória-PE, lanterna do grupo, às 15 horas, no estádio Ulrico Mursa, em Santos.