Por Sérgio Guedes, especial para o DIÁRIO DO PEIXE
“Difícil para um ex-jogador falar de um único jogo, mas com certeza as partidas que estão mais na minha memória são os confrontos contra o Corinthians, por ser um rival histórico do clube. Mas se é para destacar um único jogo, lembro de uma partida pelo Campeonato Paulista de 89, no estádio do Morumbi, onde peguei tudo e acabou 0 a 0. Lembro que no final o treinador deles até comentou que não tinha como ganhar do Santos com aquele goleiro.
A dificuldade já começava em jogar sempre no Morumbi. Não importava se era mando do Santos ou não, sempre os jogos contra o Corinthians eram na Capital. Você acredita que tenho mais de 200 jogos pelo Santos e o que ficou marcado é que nunca fiz um jogo contra o Corinthians na Vila, onde éramos quase imbatíveis? Foram mais de 200 jogos pelo clube e não lembro de ter perdido mais de cinco partidas na Vila Belmiro, era um alçapão. Mas na época era interesse do clube mandar o jogo para São Paulo, pois arrecadava mais na bilheteria. Só que aí sempre a torcida era dividida e o mando acabava invertido.
Mas falando daquela partida, lembro que foi um jogo duro. Tínhamos um bom time, assim como eles, e era uma segunda fase do Campeonato Paulista. Não podíamos perder pela importância da partida e foi um jogo de grande repercussão. Peguei tudo! Foi o meu jogo!
Infelizmente acabamos eliminados no decorrer da competição, mas esse jogo ficou marcado na minha vida, foi uma grande atuação. Eu tenho clipes dos meus melhores jogos e esse está lá. Às vezes eu assisto a esses videotapes, como é gostoso recordar. Fui muito feliz no Santos. Tenho orgulho de ter jogado no Santos, de fazer parte da história do clube. Tem um camarote lá na Vila com o meu nome, isso mostra o carinho que o clube e os torcedores sentem por mim.”
O Jogo
O DIÁRIO DO PEIXE foi atrás das imagens daquela partida, e Sérgio operou naquela tarde pelo menos cinco milagres. Além de chutes da entrada da área, o goleirão santista espalmou uma cabeçada à queima-roupa que assegurou o empate para o Peixe.
Confira abaixo os melhores momentos daquele jogo inesquecível de um dos maiores goleiros da história do Peixe, Ivanílton Sérgio Guedes, mas que nos gritos das arquibancadas será sempre Sérgio.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 0 x 0 SANTOS
Campeonato Paulista 1989
Data: 4/6/1989
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo
Árbitro: José Roberto Wrigth
Renda: NCz$ 145 923,00
Público: 31.391 pessoas
CORINTHIANS: Ronaldo; Giba, Marcelo, Dama e Dida; Wilson Mano, Ribamar e Gilberto Costa; Marcos Roberto (Dicão), Cláudio Adão e João Paulo. Técnico: Palhinha
SANTOS: Sérgio; Heraldo Luisinho, Luís Carlos e Wladimir; César Sampaio, Sócrates e Júnior; César Ferreira, Juari e Totonho (Edílson). Técnico: Nicanor de Carvalho
Sensacional! Obrigado por conseguirem esse depoimento do grande Sérgio e pelo vídeo! Ótimo rever esse paredão!
Grande Sergio . Baita goleiro. Deveria ser o técnico do Santos
Meu ídolo de infância! Minha grande frustração foi não ter falado com ele quando trabalhou no ABC. Espero que esteja bem.