O jogo contra o Independiente, no Pacaembu, terminou em tumulto (Crédito: Diário do Peixe)

O Santos foi punido pela Conmebol nesta sexta-feira por causa do tumulto causado por alguns de seus torcedores no jogo contra o Independiente, no dia 28 de agosto, no Pacaembu. A entidade sul-americana decidiu que o Peixe terá de jogar sem torcida nos seus dois próximos compromissos como mandante em competições organizadas por ela e ainda vai pagar uma multa de 100 mil dólares (R$ 418 mil).

A diretoria do Santos já foi informada da punição e pode recorrer. O jogo contra o Independiente, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, foi encerrado antes do tempo regulamentar (com o placar de 0 a 0) porque torcedores alvinegros entraram em conflito com a polícia e alguns invadiram o gramado.

A revolta da torcida do Peixe tinha como razão a punição aplicada pela Conmebol ao clube horas antes do jogo contra o Independiente. Por causa da escalação do meia uruguaio Carlos Sánchez na partida de ida contra os argentinos, que terminou em empate por 0 a 0, o Santos foi considerado perdedor do jogo por 3 a 0, o que o obrigava a golear o Independiente no Pacaembu para chegar às quartas de final da Libertadores.