Não é surpresa para ninguém o fato de o Campeonato Brasileiro de 2018 estar sendo disputado nos detalhes. Cada passe errado, gol perdido ou derrota significam três pontos desperdiçados, o que leva às vezes à perda de duas, três ou quatro posições ao fim da rodada.
Já está definido quem compete pelo título, inalcançável para quem está a partir da quinta colocação. Mas do oitavo para baixo pouca coisa é certa, e isso é extremamente perigoso.
Temos uma sequência importante, e não existe jogo fácil. Seja contra time misto, time desesperado ou time do G-4, todos serão jogos suados.
Somamos 32 pontos, mas, ao contrário do que ocorre com algumas equipes que nos cercam, nossa performance está em uma crescente, temos qualidade e elenco para subir na tabela. Mas, ao mesmo tempo, estamos a quatro pontos do Z-4.
Esse é o momento para decidir o que será lembrado do Santos Futebol Clube de 2018: um clube guerreiro que foi da zona de rebaixamento para a Libertadores e chega forte à competição ou um 2018 de puro caos político, desorganização, piada na Conmebol e um oitavo ou nono lugar sem méritos e sem classificação para o torneio continental.
É claro que no futuro o desempenho de Diego Pituca, Rodrygo e Robson Bambu no Brasileiro será muito exaltado, mas, pensando no outro lado, a perda do futebol de Bruno Henrique e Sasha pode superar tudo isso, dependendo de onde estivermos no fim da 38ª rodada. O mesmo acontece com as contratações: Derlis pode ser um achado brilhante, Bryan pode continuar como um jogador fora de forma e Pato Sánchez, marcado apenas pelo “caso Sanchez”, que nos tirou o maior sonho do ano…
Deixamos de ganhar os três pontos nos últimos três jogos, reféns da falta de sorte e de pontaria dos nossos atacantes e da falta de competência da arbitragem. Esses pontinhos podem custar para a história de 2018, para a história do Santos.
Caros, esse é o nosso clímax do ano. Infelizmente, não dará frio na barriga e nem fará o coração acelerar, mas essa é a hora de apoiar, ir aos jogos e dar o máximo dentro de campo. Esse elenco não é apenas “mais um”. Temos uma joia, uma defesa estruturada e o artilheiro do campeonato. Vamos juntos tornar 2018 um ano de superação e crescimento, eles merecem.
Deixar um comentário