Renato abandonou a carreira de jogador no último sábado (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

E então chegou o último jogo dele. A serenidade e a confiabilidade em pessoa, aquele que não só joga como fala, comporta-se e trata o Santos Futebol Clube com uma elegância única. É nítida a sua identificação com o clube, como ele fica bem com seu traje de gala alvinegro… Ele mesmo diz: sou santista, é o meu time de coração.

Eu queria, em nome de muita gente, te pedir desculpas. Você por muitos anos se entregou de corpo e alma não só a um time, nem por simples 90 minutos e pelo salário no fim do mês, você sempre fez questão de se importar com a nossa história, honrar a camisa e escrever seu nome ao lado de tantos ídolos incríveis… E, infelizmente, com o passar do tempo, além do bom futebol e dos títulos, as boas atitudes e a boa gestão também estão ficando cada vez mais distantes.

É, Renatinho, eu me pergunto se nomes como o seu irão aparecer novamente no gramado da Vila Belmiro. Todo ano chegam joias, talentos, garotos que já nascem craques, alguns se ludibriam com dinheiro e fama e logo desaparecem, outros, aqueles com cabeça boa, nos usam como trampolim e rapidamente seguem seus caminhos na Europa. Culpa deles? Eu diria que não.

Eu também fugiria desta Vila desorganizada. Tenho apenas 23 anos, antes de você me lembro do Elano, do Léo, mas tenho receio de esse amor à camisa se perder daqui para frente. Como dizem, ninguém vai conseguir lhe amar se você não amar a si mesmo, e a maneira como estão nos tratando é deprimente.

Renato, 2019 te reserva um desafio muito maior do que o das quatro linhas, você estará lado a lado com a ganância, as brigas de egos e interesses. Eu peço a você para tentar colocar todo o seu amor e a sua honestidade dentro do dia a dia, dentro das decisões e do futuro da nossa equipe. Sei que colocará o Santos Futebol Clube em primeiro lugar.

Eu confio em você. Nós, torcedores, confiamos e estamos cheios de esperança de que alguém nos resgate desse mar de desgosto. Por favor, queremos um 2019 limpo, sem notícias de brigas políticas e falcatruas, queremos que a luta seja apenas dentro de campo. Com todo o meu coração, te digo o meu muito obrigada.