Jorge Sampaoli tem contrato até final de 2020 (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A verdade é que nós, santistas, não aguentamos mais. Não aguentamos mais a forma que a mídia trata o Santos, como se fosse um clube pequeno e um coadjuvante no futebol brasileiro. Como se fosse um feito inédito o Santos estar em segundo lugar no Brasileirão.

Eu não preciso contar pra ninguém que o Santos é tricampeão da Libertadores ou que revelou alguns dos melhores jogadores do mundo. Não preciso dizer o Santos já venceu campeonatos nacionais 8 vezes, é Bi-mundial.

Mas se todo mundo sabe, por que tratam o Santos tão mal? Por que nos incomodamos tanto?

Nunca um time do Brasil tinha olhado para Sampaoli, especialmente depois da péssima Copa do Mundo com a Argentina. Foi o Santos quem trouxe.

E quando trouxe, começou a palhaçada: enquete de até quando ficaria, piadas por causa das goleadas no Paulista. Quando o time foi se adaptando ao estilo, os resultados começaram a aparecer e também a inveja e a falta de respeito.

Dizem que Sampaoli deveria estar em um clube maior – que MERECIA mais. O Santos é sim um clube desorganizado e mal gerido, é verdade. Mas o Santos deu a Sampaoli boas peças, deu respaldo e tempo.

Coisas que Aguirre não teve no São Paulo, por exemplo. E por que falam tanto do Santos?

O que faz essas pessoas, esses jornalistas, em especial, acharem que Sampaoli é maior que o Santos? Que Sampaoli é mais adequado para o Palmeiras ou São Paulo?

O Santos é um time enorme. Com muita história, distante e recente. É um time de fora da capital que consegue brigar com os mais ricos. Sampaoli e Santos foi um match e tanto: a filosofia ofensiva, a cidade de clima diferente. Foi um baita ano para as duas partes.

Sampaoli recuperou a moral e ajudou o Santos a estar mais próximo do lugar que merece. A dupla, junta, na Libertadores de 2020 seria um ganho tremendo para o futebol. Mas vocês já ouviram algum programa esportivo falar isso?

Eu, particularmente, não. Ouço que seria bom que ele estivesse em outro time. O tempo inteiro. Só isso. Como se não tivesse contrato com o Santos. Como se, no Santos, no ano que vem, não pudesse seguir com um baita trabalho.

Quando acabou o jogo do Palmeiras, tinha repórter fazendo link na Vila Belmiro e, em vez de falar do Santos, falava de Sampaoli no Palmeiras. Tem jornalista fazendo enquete de “pra onde você iria se fosse Sampaoli” e o Santos nem é uma das opções. Vocês têm noção disso? Isso não é jornalismo. E mais: é desrespeito com a instituição Santos Futebol Clube. Com o torcedor santista.

Estamos exaustos. Exaustos de “temas” relacionados ao Santos serem sobre como os outros merecem o nosso lugar.

A torcida do Santos não é tão grande quanto outras, é claro, mas merece respeito e está cansada.

Como jornalista, recomendo que sigam pessoas mais sérias. Que passem a ignorar quem desrespeita o clube. Sigam bons setoristas, que estão no dia a dia, acompanhem comentaristas sérios, veículos especializados. Essas pessoas perdem a força quando são ignoradas.

Sampaoli pode não ficar no Santos. Tem mil motivos para ir e para ficar. Mas é óbvio que a opinião dos que o pedem em outros times não influencia em nada a decisão do treinador.

Por fim, tenho de dizer que se verde é a cor da inveja, eu não sei. Mas que o time de preto e de branco incomoda demais, eu tenho certeza.