O futebol feminino vive o momento mais importante da sua história. Depois de uma transmissão memorável da Copa do Mundo Feminina – 59 milhões de pessoas assistiram à partida Brasil 1×2 França, sendo 35 milhões de brasileiros – os amantes de futebol estão começando a abrir um pouco o seu horizonte e dando a devida atenção a mulheres que suam, trabalham e honram suas camisas por puro amor. Sim, não tem outra razão para tanto esforço e sofrimento se não fosse a paixão delas pela bola.
Além do prestígio, a repercussão está sendo importante porque ela chega em forma de questionamento, temos a seis vezes melhor do mundo, fomos campeãs de sete das nove Copa Libertadores disputadas (dois títulos santistas), duas vezes medalhas de prata nas Olimpíadas (2008 e 2004), vice campeãs da Copa do Mundo de 2007 e medalha de bronze em 1999, 3 ouros no pan-americano (2015, 2007 e 2003), ou seja, talento e força de vontade transbordam e por que será que a disparidade de investimento e infraestrutura é tão absurda.
O Brasil ficou preso na ressaca do 7×1 e craques como Marta, Formiga e Cristiane podem ter feito sua última Copa sem ter reconhecimento nacional merecido, por anos tivemos uma das seleções mais talentosos do mundo, mas a estrutura precária e a falta de incentivo fizeram com que rapidamente seleções europeias e norte-americana nos ultrapassassem.
Nós santistas temos o privilégio de torcer por um dos melhores elencos da história do futebol feminino, pela melhor treinadora e por sermos hoje a maior e mais tradicional referência nacional no esporte. Sole Jaimes estava no Lyon (atual campeão da Champions) e voltou para casa, Ketlen, é a atual artilheira da história das Sereias, aplicamos só no Campeonato Brasileiro de 2019 8×0, 6×0 e 9×0, nosso último jogo do Paulista foi 8×1, ganhamos o Brasileiro de 2017 com o melhor aproveitamento já visto, fomos vice-campeãs da Libertadores em 2018, o maior público da Vila Belmiro em 2018 foi em um jogo das Sereias, somos as atuais campeãs do Paulista em cima do Corinthians, estamos empatadas em primeiro no Brasileiro de 2019, passamos para a segunda fase do Paulista e temos plenas chances de título em todos os campeonatos que disputamos.
Não faça igual ao resto dos brasileiros que vai esperar a Marta se aposentar para perceber o quanto perdeu em negligenciar esse esporte. Há várias transmissões sendo feitas pela televisão e pela internet, além disso, existem páginas – como o Diário do Peixe – e notícias para quem procura e se interessa e, quanto maior a audiência, mais especializada e de qualidade será a informação.
Temos um dos times mais incríveis que o Santos já formou, se houve era Pele, era Robinho e era Neymar, essa é a A Era Sereias da Vila.
Aprecie, incentive, acompanhe, não espere o momento passar para valorizar quem merece.
Deixar um comentário