Neymar não é meu ídolo pessoal. Não é nele que me espelho quando penso em quem quero ser um dia, não são as atitudes dele que me inspiram. Isso, no entanto, não anula o fato de que foi Neymar quem me fez viver algumas das grandes alegrias da minha vida enquanto torcedora do Santos Futebol Clube. Até porque, o futebol não é racional.
Torcida é emoção, é muito difícil colocar uma razão ali no meio.
E quando ouço diversos comentaristas, analistas de futebol menosprezando Neymar, eu sinto que isso faz parte também de quanto menosprezam o Santos Futebol Clube. Hoje mesmo estava consumindo um conteúdo sobre futebol quando ouvi alguém dizer que Neymar tem um histórico de reagir mal a momentos de grande pressão. Foram citados momentos como a Copa de 2018 e a final da última Champions.
Isso, pra mim, reflete o esquecimento pelo qual passa a origem de Neymar no futebol. Pasmem: ele não foi revelado no Barcelona – onde jogou muito e ainda foi protagonista ao se sagrar artilheiro da Champions de 2014-2015, marcando gol na final. Neymar foi revelado no Santos, onde ganhou Copa do Brasil e Copa Libertadores sendo o principal jogador do time.
Ao longo da carreira, Neymar foi subestimado. Não foi chamado pra Copa de 2010 por Dunga, por exemplo, e muitos acreditavam que aquele Santos sensação acabaria após a lesão de Paulo Henrique Ganso. O camisa 11 carregou o Santos nas costas. Consagrou Zé Love, fez gol na final da Libertadores no Pacaembu em cima do Peñarol, além de diversos outros jogos históricos daquela temporada.
Meu ponto aqui não é repetir besteiras como “é difícil ser Neymar”, mas é muito claro que ter começado no Santos, o time de Pelé e dono da mais linda história do futebol, deixa o jogador em desvantagem. Neymar levou o Santos onde apenas Pelé (junto daquele time histórico, claro) tinha levado. E mesmo assim, essa parte da história do craque é simplesmente ignorada por parte significativa da imprensa esportiva.
Neymar merece críticas, sim, por pataquadas, entrevistas toscas, envolvimento em polêmicas desnecessárias. Não há qualquer dúvida de minha parte sobre isso. Mas, será que não vale lembrar que com 18 e 19 anos teve a maturidade de levar um time de qualidade duvidosa às maiores glórias do século? Por que isso nunca é lembrado? Uma abordagem mais decente seria resgatar isso pra questionar: “onde está o Neymar que levou o Santos aos lugares mais altos do pódio?”.
Claro que há o distanciamento histórico, mas quem questiona Zico? Nunca ganhou nada pela Seleção Brasileira, mas foi ídolo no Flamengo, time de massa, e hoje é lembrado com carinho e devoção – inclusive, muito menos questionado que Pelé. Podem se doer, mas é verdade. Ninguém briga com os números de Zico, ninguém diz que Zico tem menos gols que ele tem. Ninguém aplica o terraplanismo do futebol em Zico, mas sim em Pelé.
Fazendo mais uma vez o paralelo entre Santos e Flamengo, Gabriel Barbosa é muito menos questionado que Neymar, em todos os sentidos. Fracasso retumbante na Europa, sem qualquer protagonismo na Seleção Brasileira, os feitos dele no futebol brasileiros são exaltados de forma totalmente desproporcional, se compararmos com Neymar. Claro, Gabriel é mais novo e tem mais margem de crescimento, mas Neymar é, sem qualquer sombra de dúvida, o melhor jogador brasileiro em atividade hoje e a tentativa de apagar ou negar esse fato é temerária. Se tivesse surgido no Flamengo, seria igual? Eu duvido.
Isso sem falar em Lucas Veríssimo, jogador que tem um futebol vistoso, digno de seleção, desde 2019. Mas só foi olhado com carinho quando deixou o Santos e foi para o Benfica. A gente sempre soube. Quem não sabia não viu o Santos dos últimos anos. Mais uma vez, ignorados e diminuídos.
É constante o apagamento da história do Santos. Os grandes nomes do Santos sempre acabam questionados de forma desproporcional. E é por isso que o santista defende tanto Neymar e sente tanto as críticas desproporcionais feitas ao jogador – que merece críticas em diversos momentos, mas talvez de outra maneira.
Santos e Neymar foram os últimos a conseguirem maturar um jogador, o maior brasileiro da atualidade, antes de deixa-lo ir para a Europa. Os jogadores brasileiros que deixam o país aos 18 anos de idade vêm empilhando frustrações, enquanto Neymar nunca deixou qualquer sombra de dúvida de que estava pronto para, aos 20 anos, ir brilhar na Europa, o que segue fazendo até hoje.
Se qualquer outro clube e qualquer outro jogador tivessem pensado nesse planejamento, seriam exaltados até hoje, 9 anos depois. Mas, como falamos de Santos e Neymar, é um assunto que nunca surge. Surgem, sim, sempre as críticas, os fracassos, os erros. E estamos cansados de só ver nosso time entre os principais assuntos quando o tema é terra arrasada.
Muito boa sua coluna, porém gostaria de lembrar q quem começa essa história são os próprios torcedores do santos. Menosprezando seus craques! Em vários grupos vejo: precisamos contratar jogadores, o Ângelo não tá pronto, kaike e fraco e etc.: qdo o Gabriel fazia seus gols na vila era chamado de gabibosta, sofreu ao sair do santos…. No último jogo contra o Flamengo, foi xingado por quem deveria no mínimo admira-lo. Levantou a cabeça e fez 3 gols, numa fúria como em jogo do santos, se não me engano contra o bota de Ribeirão Preto o pele fez 7 ou 8 após ser xingado tb. Nosso time e esculachado por todos, pela imprensa, pelos adversários e infelizmente por nós mesmos. Acho incrível a torcida estar preocupada por não cair qdo deveria estar torcendo pelo menos pela pré libertadores, a diferença de pontos e praticamente a mesma! Pq então tentar fugir do inferno e é tão mais maravilhoso sonhar com o céu? Desculpe o desabafo…. Vc é ótima, assim como a Bel, a nagila, o Noronha, o Giovane, o tauro, o Caio Couto, o Caio nascimento, a Laura, o Alex e o wanderley, tem outros eu sei, mas a maioria desses outros prefere ser torcedor e conquistador de likes da tão famosa terra arrasada.
Só li verdades, concordo plenamente ❤️
Nunca li uma notícia tão verdadeira como essa. Como as pessoas…a midea ignoram o Santos. Falam mal do Neymar todo instante e só querem denegrir a imagem dele a todo custo. Tem comentarista…narrador como Casagrande , Galvão Bueno…e outros que já implicaram com Neymar e o vê como um demônio. Neymar não baba ovo por ninguém e vive do jeito que acha certo, e isso parece que incomoda muita gente. Se fosse do Flamengo tudo que ela faz seria aplaudido. Mas quem revela bons jogadores no Brasil é o Santos caraca. Tanto é que os times invejosos estão com meio time de jogadores revelados na Vila e sempre aliciando os jogadores com altos salários.
Brilhante e reflexivo texto . Pura verdade pois o Santos realmente é do povo , da baixada pobre e da raça negra . Nunca teve o poder econômico como parceiro . Mas apresar de tudo isto somos vencedores .
O que Neymar fez esta feito é história e nunca vamos esquecer. Que a mídia ignora o Santos é fato sabido desde sempre. O problema de Neymar é a imagem que ele criou. Ele não teve quem o aconselhasse e gerisse com ética e princípios suas atitudes e posicionamentos. E para piorar teve como mentor seu pai pessoa sobre a qual recaem duvidas sobre suas qualificações humanas.
Texto inteligente , mas o protagonista não ajuda, valeu Anita
Texto inteligente , mas o protagonista não ajuda, valeu Anita!!!!!!
Em 1978, Zico foi chamado de “pipoqueiro” e perdeu a posição para o razoável Jorge Mendonça (alguns dizem que “afinou” na batalha de Rosário, contra a Argentina, antes da palhaçada de Quiroga e seus asseclas). Até o início dos anos 1980, era criticado por “ser jogador de Maracanã”. Em 1982, foi criticado por ficar ali, apenas contemplando a camisa rasgada por uma zagueiro italiano dentro da área, no desastre do Sarriá. Em 1986, sem nenhuma condição física, perdeu um pênalti contra a França porque o batedor com mais condições (Careca) simplesmente se omitiu. Mas o considero, depois de Pelé, o melhor jogador que vi jogar. O futebol, definitivamente, não é algo justo.
Por favor, permita tentar explicar porque é assim: A era de de outro de nosso futebol compreende um período de tempo que vai de 1958 a 1974, quando a seleção brasileira foi varrida pela Holanda na Copa do Mundo. Nesse período, os mais fortes esquadrões brasileiros, bem acima dos demais, foram Santos, Palmeiras, Botafogo e Cruzeiro, tendo no conjunto de segundas forças Bahia, Fluminense, Atlético MG e São Paulo, pós copa do mundo de 70. Menções honrosas devem ser feitas ao Náutico e a Santa Cruz. Isso significa que Flamengo e Corinthians foram por anos meros coadjuvantes. Um recalque enorme se criou. Um ódio e desprezo ao ponto de criarem falsos mitos sobre times de sofredores e pobres. Uma política para desconstrução da história se implantou aos poucos na dobrada dos anos 70 para 80. Com muito dinheiros, arbitragem favorável e discursos televisivo, viu-se escândalos dentro de campo transformados em vitórias épicas que somente tolos acreditam. O título de 77 do Corinthians. O Flamengo de Zico e os roubos em campo contra Atlético MG, Sport e Santos. Imagens que podem ser vistas e revistas pela Santa Internet. Assim, o surgimento do Santos de Ganso e Neymar não conseguiu ser parado na sua totalidade. Mas foi sim bloqueado por Mano Menezes e Tite e suas estranhas convocações. Neymar é no futebol o mesmo que muitos atletas olímpicos, super bem reconhecidos no exterior, mas vilipendiados por aqui. Ele é o único jogador deste século que poderia sim formar na legião de craques dos anos dourados. Por eles, seria moldado a ser um jogador muito melhor do que ela já é. Hoje, no mundo, somente ele e Messi são jogadores que nos fazem parar de respirar quando pegam na bola. E, por suas características, afirmo, somente Neymar teria condições tecnicas de superar defesas como a barreira do inferno do Vasco campeão brasileiro de 74. O único título vencido por uma defesa que barrou o Santos de Pelé, o Inter de Falcão e o Cruzeiro de Dirceu Lopes.
Falou tudo 👏👏👏👏👏👏👏
DE TODOS O NEYMAR ROBINHO E DIEGO FORAM OS QUE MAIS BRILHARAM COM ESSA CAMISA, COM CERTEZA SEM NEYMAR O SANTOS NUNCA MAIS FOI O MESMO, NINGUEM SABE FAZER GOLS NESSE TIME ATUAL,.TO BOTANDO FÉ NO BATISTÃO E NO TARDELLI, QUEM SABE COM A EXPERIÊNCIA DELES FAREMOS OS GOLS CONTRA O ATLÉTICO PR AMANHÃ.
TEM QUE CHUTAR A GOL E FORTE NA DIREÇÃO DO GOLEIRO, HAVER REBOTES E HOMEM SOBRANDO PARA FAZER OS GOLS.
Eu acho que por vezes ele merece criticas, mas também é fato que ele é perseguido, como no caso daquele DJ que bateu na mulher e uma apresentadora de um programa de fofoca queria que ele se posicionasse pq dançou uma musica do cara em comemoração de gol, um absurdo, o cara bate na mulher e quem tem que responder é o Neymar.
Outro foi a ridícula da Patrícia Pillar que o criticou pq ele disse que seria uma honra fazer mais gols que o Pelé pela seleção…incrível!
Mas é sinal dos tempos que vivemos, a “era da lacração”, do “politicamente correto” dessa mídia imunda.
E tem muitos idiotas que abraçam.