O Santos venceu o Fortaleza por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro, chegou aos 45 pontos e tem apenas 1% de chance de rebaixamento para a Série B, segundo o site Infobola.
A permanência praticamente assegurada na Série A pode ser facilmente atribuída a duas marcas registradas do Peixe: O Alçapão da Vila e os Meninos da Vila.
Como escrevi neste espaço em 27 de setembro, o Santos viu seu aproveitamento como mandante cair de 67% para 50% com os jogos sem público. O clube somou apenas 17 pontos em 11 jogos na Vila Belmiro sem a presença do torcedor.
Com a volta do público, o Santos somou 15 pontos em apenas sete jogos. E somou esses pontos porque os torcedores estavam ali para jogar junto com o time, para mostrar que a Vila Belmiro tem alma.
Muita gente critica a torcida do Santos, mas eu sempre digo em nossas Lives que toda vez que os torcedores são estimulados, eles dão uma resposta muito forte. Aconteceu de novo nessa reta final do Campeonato Brasileiro.
Além do público, outra marca com uma grande responsabilidade pela permanência na Série A foi a dos “Meninos da Vila. Se “a base salva”, ela salvou mais uma vez.
João Paulo foi fundamental na vitória sobre o Fortaleza e em grande parte da campanha. A defesa na cabeçada do Robson no primeiro tempo valeu mais do que um gol.
Sou suspeito para falar porque elogio desde antes dele estrear no profissional, mas o Kaiky é um monstro de jogador. Que maturidade e confiança, qualidade na saída de bola. É zagueiro para duas ou três Copas do Mundo.
Ângelo teve um início de jogo contra o Fortaleza digno de Robinho, Neymar e Rodrygo. Ele passava pelos adversários como se estivesse brincando no quintal de casa. E tem apenas 16 anos. Olhem o que esse menino está construindo no clube.
No intervalo, o ato mais simbólico. Saem Diego Tardelli e Marinho, os mais experientes e renomados do time, e entram Gabriel Pirani e Marcos Leonardo. Muitos podem ter achado que ali o jogo estava perdido.
Estava ganho.
É a mística.
Marcos Leonardo fez dois gols, como sempre fez em todas as categorias de base do clube.
Um dos gols com passe do Gabriel Pirani.
E ainda entrou o Sandry, oito meses depois de cirurgia, com aquela vibração de emocionar o torcedor.
O Alçapão da Vila e os Meninos da Vila salvaram o Santos da Série B e mantiveram outra marca registrada do Peixe.
São 109 anos na primeira divisão!
E contando….
Parabéns pelo texto, muito bem sintetizado e verdadeiro!!!
Aqui é Santos ….time da virada.
Sandry com poucos minutos em campo mostrou ALMA , GARRA , AMOR AO CLUBE.
PARABÉNS GAROTO.
Ontem foi muito tenso, difícil, mas realmente essa mística toda acompanha o Santos!
Tomara que ano que vem, além da mística, o Santos consiga ter um bom planejamento e fortalecer o time, para buscarmos coisas maiores.
O Ângelo rende quando joga pela esquerda. O drible forte dele é para fora. Ponham ele na esquerda que não tem lateral para marcá-lo.
A determinação sempre foi uma grande cracterística dos meninos da vila.♥️