O Santos fez 12 jogos sob o comando do técnico Fábio Carille na temporada. Foram três vitórias, quatro empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 36,1% dos pontos disputados. Somente no Campeonato Brasileiro, a campanha de Carille tem 3 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, aproveitamento de 39,3%.
Antes do treinador, o Peixe fez 19 jogos, com cinco vitórias, sete empates e sete derrotas, o que dá um aproveitamento de 38,5% dos pontos. Ou seja, a campanha do Santos no Campeonato Brasileiro é praticamente a mesma com Carille e com Fernando Diniz.
O atual técnico melhorou um pouco o desempenho o defensivo do Santos. Nos primeiros 19 jogos, o Peixe sofreu 25 gols, média de 1,3 gol por jogos. Com Carille, foram 11 gols sofridos em 11 jogos, média de um por jogo.
O Santos de Carille se defende com muitos jogadores. Além do esquema com três zagueiros, a recomposição é feita por praticamente todos os atletas. Com isso, até mesmo alguns defensores receberam elogios dos torcedores, como Danilo Boza, Velázquez e Robson Reis. Como eu sempre digo nas Lives em nosso canal no Youtube, zagueiro bom é zagueiro bem protegido.
Nos últimos 12 jogos, o Santos não sofreu gol em seis. É uma marca positiva, mas nestes jogos o clube enfrentou oito adversários que estão “na segunda página da classificação”, casos de Athlético-PR (duas vezes), Bahia, São Paulo, Ceará, Sport, Juventude e América-MG. Enfrentou quatro que estão na primeira página: Atlético-MG, Palmeiras, Fluminense e Ceará.
Nos jogos contra os dois primeiros, foram cinco gols sofridos.
Contra adversários mais fortes, apenas a proteção do sistema defensivo não é suficiente para compensar as limitações dos defensores santistas.
Por outro lado, o custo dessa proteção é muito alto. Com Carille, foram apenas seis gols marcados em 12 jogos, média de meio gol por jogo. Antes dele, no Brasileirão apenas, foram 20 gols marcados em 19 jogos, média pouco superior a um gol por jogo. Em sete dos 12 jogos, o Peixe não balançou as redes.
O Santos de Carille ataca com poucos jogadores. Dos seis gols marcados, dois foram em chutes de fora da área (Sánchez contra o São Paulo e Raniel contra o Atlético-MG), dois em penetrações de Madson (um contra o Fluminense e outro contra o Athlético-PR), um em contra-ataque (Flu) e outro espírita (Wagner Leonardo contra o Grêmio).
Se você ataca com poucos jogadores, depende da qualidade individual dos atacantes. Marinho ainda não fez gol com o treinador. Marcou pela última vez no clássico contra o Palmeiras no primeiro turno e a culpa não é só dele. Como o próprio Carille disse na entrevista coletiva após o clássico, o adversário do Santos sabe que o único jogador a ser marcado do Peixe é o Marinho.
O Santos é muito previsível.
Na reta final do Brasileirão, o Peixe vai enfrentar seis times da “primeira parte da classificação” (Red Bull Bragantino, Fortaleza, Corinthians, Internacional, Flamengo e Cuiabá) e apenas dois da segunda parte (Atlético-GO e Chapecoense).
Vai ser cada vez mais difícil não sofrer gol e balançar as redes.
O risco de rebaixamento é menor porque os quatro últimos apresentam limitações ainda maiores, mas o Santos deveria repensar todo o projeto esportivo para 2022, desde treinador e até mesmo (e principalmente) o elenco.
É um dos piores que eu vi em meus 44 anos.
O Santos já teve times muito piores … Mas naquela época não existia rebaixamento no Brasileiro e tinha muitos times que conseguiam ser piores … Hoje, a coisa é mais complicada
Perfeito Giovane
Não sou tão critico assim do Carille, o time é ruim, fato.
Por mim eu contrataria o Guardiola, o Klopp, mas voltando à realidade, acho que manter o Carille é a melhor opção.
Eu salientei no texto anterior que não deveria se empolgar, muitos já estavam até sonhando com libertadores.
Agora perde de um time mais forte, já vem aquela cornetada.
Convenhamos que na derrota para o Palmeiras, infelizmente deu a lógica.
Sobre 2022, sejamos realistas, salvo o Edu Dracena consiga ser um sniper nas contratações, e as contratações correspondam acima da expectativa, já que não serão muitas, e serão dentro das condições do Santos, ou seja, contratações baratas, a principio o time continuará sendo limitado, o Santos está falido, é bom que se diga, não se faz limonada sem os limões, com o perdão da redundância.
Eu creio que leva mais uns dois anos para que o Santos possa estar melhor estruturado pra conseguir competir de fato, até lá, vai ser complicado.
O RISCO DE CAIR AINDA EXISTE.
CARILLE E PESSIMO E NAO COMBINA COM O SANTOS .
DORIVAL JUNIOR , MARCELO FERNANDES , ELANO S’AO INDENTIFICADOS E CONHECEM O CLUBE POR DENTRO E POR FORA, E PARA FAZER ESTE TIPO DE TRABALHO ECONOMIZARIA MILHOES EM SALARIOS PARA ESTA COMISSAO TECNICA MEIA BOCA .
SE PEGAR O DODO E O GIOVANNI COM QUASE 50 ANOS COM CERTEZA ELES JOGARIAM MAIS DO QUE ESSE RANIEL QUE BEIRA O RIDICULO…
NAO ESCALAR O VINICIUS BALIEIRO CONTRA O PALMEIRAS FOI UM CRIME , O MEIO CAMPO DO PALMEIRAS MATOU O SANTOS .
SANCHES E UM CARA DO BEM MAS NAAO PODE MAIS JOGAR NO CLUBE QUE NAO DEVERIA TER RENOVADO, NAO VALE O CUSTO BENEFICIO.
O MARINHO ESSE ANO E OTIMO NAS REDES SOCIAIS E NAS ENTREVISTAS E BOLA QUE E BOM NADA E O ANGELO PEDINDO PASSAGEM, ATENCAO CARINHO PARA JOGAR …MARINHO MERECE BANCO.
NAO POR O MARCOS LEONARDO PARA JOGAR MOSTRA A IRRESPONSABILIDADE DA DIRETORIA INDEPENDENTE DA QUESTAO CONTRATUAL PELO SIMPLES FATO QUE ELE COM 18 ANOS JOGA MAIS QUE OS PEREBAS ATACANTES QUE O SANTOS TEM CITO , LEO BATISTAO , DIEGO TARDELLI, RANIEL E O BRUNO MARQUES QUE TEVE POUCAS OPORTUNIDADES …O SANTOS DISPUTANDO REBAIXAMENTO E A DIRETORIA BRINCANDO … POE O CARA PRA JOGAR , SALVA O CLUBE E DEPOIS SENTA E RESOLVE ATE PORQUE O SANTOS TEM UM PRE CONTRATO DE 2 ANOS ASSINADO COM ELE.
ENFIM ESSE E O SANTOS DE RUEDA QUE PEGOU O CLUBE FALIDO E ESTA TENTANDO REEGER MAS SUAS DECISOES TAMBEM NAO FORAM BOAS E TEM CULPA TOTAL PELO VEXAME DESSE ANO.
VENDER O LUAN PERES FOI BIZARRO E COMPLETAMENTE INSANO.. UM VERDADEIRO E MAIS COMPLETO ESCARNIO POR PARTE DO COMITE DE GESTAO.
ENFIM VAMOS SONHAR LOGO COM OS 45 , 46 PONTOS E PODER DORMIR PORQUE ESSE ANO O SANTOS PASSOU E ESTA PASSANDO A MAIOR VERGONHA DOS ULTIMOS 30 ANOS.
Gente, o time não vai virar um Barcelona de 2011 de uma hora pra outra. Tem que deixar o Carille trabalhar. O time vai ser uma máquina de gols? Claro que não. Mas não vão cair. Só por isso já merece o reconhecimento da torcida.