Resultado da pesquisa Fala,santista (Crédito: Reprodução)

Foi em meados de setembro de 2017 que comecei a conversar com alguns amigos jornalistas (e não só jornalistas) sobre a possibilidade de montar uma plataforma de conteúdo para os torcedores do Santos. Tinha acabado de tomar mais uma bola nas costas no meio do futebol e cogitava fazer algo com jornalismo, minha formação original.

Não era preciso ser muito gênio para saber que o torcedor do Santos não tinha tanto acesso às informações do clube como os outros rivais de São Paulo. Havia uma grande oportunidade ali.

Então, no dia 27 de novembro de 2017, eu, Christian McCardell (ex-LANCE e Ketchum, sócio, amigo e apoio nos momentos em que duvidamos do projeto), Mateus Silva Alves (ex-LANCE, Jornal da Tarde e Diário de São Paulo) e Mauro Teixeira (ex-Folha de São Paulo e Máquina da Notícia) embarcamos nessa aventura de criarmos uma plataforma de conteúdo para os torcedores do Santos (fizemos uma Live no aniversário de 3 anos para falarmos do assunto. Veja aqui). O Lucas Simom foi o programador responsável pela criação do site.

A Isabel Nascimento (que brilha no canal Imparcialmente santista), o David Grinberg (McDonald’s) e o Vagner Frederido (TV Santa Cecília e Diário de São Paulo) acreditaram na nossa ideia e foram nossos primeiros colunistas. A Bel e o Vagner seguem até hoje com a gente, o David não é mais colunista, mas segue leitor, amigo e uma grande referência. Em seu lugar conseguimos trazer a Anita Efraim, com um olhar muito humano sobre os assuntos do Santos.

Conseguimos trazer a Laura Marcello para apresentar o Diário News, que já se tornou ponto de encontro do torcedor no horário do almoço, o Paulo Amaral (x-Gazeta Esportiva e R7 par os plantões de finais de semana). Ganhamos novos colunistas, como a Nagila Luiz, o Renan Prates, o Valdomiro Neto. Temos parcerias com o Vinícius Cabral e o Fernando Ribeiro, da Assophis.

Nos ajudaram a fazer o Diário o Eder Traskini (primeiro setorista, hoje no Uol), a Gabriela Brino (também no Uol), o Felipe Mendonça, o Caique Stiva. Muitos amigos participaram de nossas Lives, como o Alex Sabino, o Chico Silva, o Fábio Mazzitelli, o Leonardo Corrêa, o Raoni David (figurinha carimbada nas Lives de terça-feira).

Neste ano, vieram parcerias com o LANCE! (todo conteúdo sobre o Santos do L! é produzido pelo Diário), Dugout (plataforma de vídeos de clubes de futebol) e Orelo (plataforma de áudio).

Em três anos e meio, sendo um deles durante uma pandemia, conseguimos mais de 25 milhões de pageviews no site, mais de 3 milhões de views em nosso canal no Youtube e mais de 100 mil seguidores em nossas redes sociais.

Nesta sexta, o Santos divulgou o resultado da pesquisa “Fala, santista”, que ouviu mais de 14 mil torcedores, e o DIÁRIO DO PEIXE ficou na terceira colocação na pergunta sobre em qual site o santista se informa sobre o clube, na frente de veículos tradicionais como Uol, A Tribuna, Estadão, Folha de S.Paulo e o próprio L!.

O torcedor podia escolher mais de uma opção, mas somados os números de Diário do Peixe e L! ficaríamos na primeira colocação geral.

É um grande motivo de orgulho para todos nós e gostaríamos de agradecer a todos aqueles que nos ajudaram a construir essa história, especialmente os torcedores, a razão principal da existência do DIÁRIO, como dito lá no início do texto.

Nosso muito obrigado a todos, de coração.

#VaipracimadelesSantos
#VaipracimadelesDiario