Ariel Holan é o favorito da diretoria santista (Crédito: Reprodução)

Ariel Holan pode ser campeão chileno na noite desta quarta-feira (10). Às 21h30, a Universidad Catolica, treinada pelo argentino e atual bicampeã, enfrenta o Unión La Calera, segundo colocado. Um empate é suficiente para que La UC conquiste o inédito tricampeonato.

Holan chegou ao país no início de 2020 para substituir Gustavo Quinteros. O time esteve nas cabeças do campeonato chileno durante toda a temporada. Por outro lado, tanto na Libertadores, quando caiu na fase de grupos, quanto na Sul Americana as campanhas foram decepcionantes. Na segunda competição, a equipe de Holan foi eliminada nas quartas de final para o Velez.

No campeonato chileno, que pode ter seu tricampeão nesta noite, Holan teve uma queda significativa de rendimento. Foram cinco jogos sem vencer até conseguir um bater o La Serena, que está na 14ª posição.

Em contato com jornalistas chilenos, a impressão é que o trabalho de Holan no país foi decepcionante para alguns torcedores, mas com explicações plausíveis. A Catolica vendeu três jogadores titulares: Kuscevic, hoje no Palmeiras, Pinares, que está no Grêmio, e Magnasco, que foi para o La Serena. Ainda houve lesão de Lanaro. Nenhuma das perdas foi reposta.

A queda de rendimento, para alguns torcedores, seria fruto de mal planejamento feito pelo Ariel Holan. Ao mesmo tempo, é compreendido como um técnico que fez um bom trabalho com poucos recursos – o que seria ideal para o novo treinador do Santos.

O uso da base foi outro aspecto ressaltado por quem acompanha de perto o trabalho do treinador. Ainda assim, não é um trabalho comparável ao que foi feito no Independiente, onde Holan fez seu nome no mercado sul-americano.

Holan tem mais um ano de contrato com a Universidad Catolica. No entanto, há uma cláusula que permite que ele saia sem necessidade de pagamento de multa. Segundo a ESPN Chile, a La UC tem a manutenção do argentino como prioridade.

Dentro do Santos, o nome do treinador tem força, mas os valores, claro, são um problema. O mercado chileno não oferece grandes recursos, assim como o Santos não ofereceria. Ainda assim, é possível que, para ser treinador na Vila Belmiro, Holan tenha que diminuir a pedida. O Santos não vai fazer loucuras.

Em contato com a equipe de comunicação de Ariel Holan, a resposta foi a esperada: o treinador está focado no jogo desta noite, quando, com um empate, pode levar a Universidad Catolica ao inédito tricampeonato.