Na noite desta terça-feira (14), o Santos viveu um momento histórico com a prestação de contas do presidente Andres Rueda do seu primeiro ano de mandato aos conselheiros e sócios do clube. O nível de detalhe da apresentação nunca foi visto anteriormente no Peixe e o discurso deixou claro que ainda existe um caminho longo pela frente, mas ao menos um caminho bem desenhado. O grande desafio para Rueda é não sair dele.
José Carlos Peres teve um primeiro ano de mandato relativamente bom. Acertou em praticamente todas as contratações mesmo sem ter dinheiro para gastar. Chegaram Gabigol, Dodô e Sasha no primeiro semestre, dois por empréstimo e outro envolvido em uma negociação com Zeca, e todos foram importantes. No segundo semestre, chegaram Carlos Sánchez e Derliz González, também em condições boas (final de contrato e troca por Vitor Bueno), e os dois viveram bom momentos.
Apenas duas contratações do primeiro ano de José Carlos Peres deram errado. Bryan Ruiz, contratado muito também por uma campanha dos torcedores nas redes sociais, e Felippe Cardoso, um pedido do técnico Cuca.
Ainda no primeiro ano, José Carlos Peres conseguiu a maior venda da história na América Latina, a de Rodrygo para o Real Madrid. Repetiu inúmeras vezes o discurso que agora é de Rueda, de que pagou muitas dívidas dos presidentes anteriores, que não pagava comissão para empresário, etc.
O desempenho garantiu ao ex-presidente a vitória em dois processos de impeachment naquele ano. Em ambos, mais de 2 mil sócios votaram contra o afastamento (cerca de mil votaram favoravelmente).
Peres se perdeu a partir do segundo ano. Lastreado pelo dinheiro da venda de Rodrygo, passou a investir pesado no time. Contratou o técnico Jorge Sampaoli e jogadores como Felipe Aguilar, Soteldo e Cueva, mas não pagou o que devia pela chegada dos três. Não pagou a parcela do acordo com a Doyen em setembro, o que gerou uma multa milionária.
A sequência de erros seguiu no terceiro ano e ele não escapou do impeachment. Mais de 1000 sócios votaram pela saída do dirigente em novembro de 2020 enquanto apenas 69 sócios votaram pela permanência.
Rueda ainda não fez uma venda como a de Rodrygo e tem dezenas de acordos para honrar em 2022, inclusive com a Doyen. Enfrenta uma cobrança forte de torcedores para reforçar o time profissional. Até o momento ele não parece sucumbir às pressões para gastar um dinheiro que o Santos não tem.
Vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos, o desempenho da equipe no Paulistão e se a gestão vai seguir no caminho trilhado nos próximos meses.
Sabem mais uma coincidência entre o primeiro ano de Peres e Rueda?
Nas duas temporadas o Santos terminou o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação, com 50 pontos ganhos. Foram 12 vitórias, 14 empates e 12 derrotas em 2021 e 13 vitórias, 11 empates e 14 derrotas em 2018.
Pode ficar tranquilo que o Rueda ,como gestor, ganha de 1000 x0 do Peres.Sem falar do excelente CG com figuras de alto calibre, com curriculo invejavel. E um CG que funciona, nao decorativo como no caso do Peres. Tanto e que o Rueda, que inicialmente fez parte do CG do Peres, renunciou com poucos meses, ja identificando que o Peres nao respeitava o CG e fazia o que queria.Todos os membros do CG , capitaneados pelo Rueda, estao cumprindo muito bem seu papel. Jamais fara o que o Peres fez.
Apesar de algumas coincidências, a diferença de postura é gritante.
Creio que não corremos o risco de outro desastre.
Não tem para onde correr, a conta chegou, tem que administrar sem emoção e com a razão, vide o Cruzeiro!!
O Presidente Rueda cometru erros graves num outro contexto – ele precisa melhorar a gestão do futebol ! Conhece administração e finanças mas é estreante no Futebol, contratou técnico e diretorres de futebol errados, a exceção do Kuka. E em consequência , o Santos quase foi rebaixado no Paulista e no Campeonato Brasileiro. Um Time de Futebol não é uma empresa comun, só faz sentido se tiver torcedores , ” os clientes do negócio futebol”. O Sócio quer títulos ou no mínimo as primeiras colocações nos campeonatos que o time dispute.
A propósito do meu comentário anterior , completo , trazer Edu Dracema foi um grande acerto. A inexperiência do Rueda com o futebol , custou muito aos torcedores do Santos FC. Foi uma administração de sair correndo pra corrigir os erros cometidos no meios dos campeonatos.
Um ótimo exemplo de santista do Pacaembú, uma gestão honesta tirando o Peixe do abismo financeiro, passo a passo.
Porém, futebolisticamente, contratações economicamente inibidas mas que somadas geraram efeito negativo na folha de pagamento e não surtiram nada de positivo de dentro de campo: com excessão do Carili, não houve nenhum acerto; o técnico, o goleiro e o ponteiro direito foram os principais responsáveis por escaparmos do desastre do rebaixamento!
Giovani, o Rueda poderia propor a investidores santistas o aporte de um valor para manter o projeto original da arena. E o pagamento seria no mesmo formato proposto para a compra do CT Rei Pelé, 10% da venda de cada jogador.
Um projeto tão lindo e que mudaria o Santos de patamar não pode ser simplificado para apenas dizer que será feito uns nova arena
Fernando, há dois caras cheios de MUITO dinheiro prontos para isso… mas só farão se o Santos subir a Serra… não há discussão e não colocarão um centavo no SFC da Baixada, como eles se referem. Eles não estão errados! Na era Neymar e Ganso o Santos tinha média patética de 7.800 torcedores na Vila. Santos FC é grande demais para a cidade de Santos. #fato Pacaembu, 2019, Santos x Corinthians debaixo de uma chuva horrenda tinha 34.700 pessoas… isso numa segunda feira. MANDO DO SANTOS!
Na minha humilde opinião o presidente Andress Rueda está com toda razão de fazer o que ele fez até neste momento
Não é nem o Cruzeiro o exemplo, mas o São Paulo. 1 Bilhão e 300 milhões de dívida, o clube admite que escapar do rebaixamento é impossível. Se não foi em 2021, será em 22 ou 23 pois a dívida só aumenta. É só lembrar os áudios do Muricy e lembrar que dois bancos irão executar o clube no primeiro semestre de 2022 podendo até perder o Morumbi. É esse tipo de presidente (Cazares) que vocês querem? Eu não, fica Rueda por mais 5 anos e use 2022 para continuar acertando as contas. Quem encher o saco, basta mostrar o dinheiro desviado por Péres, Roma, MT e Odílio… você tem vários dossiês para enquadrar estes vagabundos… vai usar quando?
O Santos tem que continuar sendo capitaneado pelo sr. Rueda, tem feito um belíssimo trabalho e colocando as finanças em dia, que estavam en total descontrole… Precisamos de pessoas com firmeza de pensamento, pé no chão e boa administração, para conseguirmos voltar a ser o Santos Glorioso de outrora… Sr. Rueda por no mínimo 10 anos no Santos