Meu canal fará 4 anos em 2021 e, dentre tudo o que eu já ouvi, umas das mensagens mais bonitas foi um pai me dizendo que sua esposa estava grávida. Quando ele soube que seria menina, ele ficou triste porque queria alguém que fosse com ele ao estádio e, ao conhecer meu canal e minha paixão pelo Santos, ele percebeu que independentemente de gênero sua filha poderia amar o seu esporte favorito.
Se você hoje é um pai ou futuro pai de uma mulher, esse texto é para você. Não tenha medo de compartilhar sua idolatria, dê a ela a opção de escolher entre uma bola ou uma boneca, leve para a a aula de ballet, mas também a apresente a escolinha de futebol, a leve ao estádio. Não a prive da melhor sensação do mundo por sentir medo. Pode ter certeza que, se a magia tocar em seu coração, vocês criarão um laço eterno.
Eu nunca me senti tão em casa como ao lado do meu pai em um estádio lotado.
Não espere que um namorado ou namorada a leve para a arena do rival e ela vista outras cores para o resto da vida, você irá se arrepender muito.
Não ache que só porque ela é mulher você não pode ser você mesmo, xingue, pule, cante, se exalte, seja você, mostre a ela o que é torcer sem ter ressentimentos e a deixe torcer a sua maneira. Eu sempre cantei e pulei por 90 minutos, nenhuma vez meu pai me pediu para parar de ser assim – mesmo sendo o tipo de torcedor que só observa e xinga – ele sempre ficou muito bravo quando eu errava nome ou posição. Eu decorava a escalação só para não passar vergonha na sua frente.
Ofereça aquele amendoim que sempre jogam na nossa cara, compre um churros frio ou aquele salgadinho mole, sente na arquibancada, ensurdeça seus ouvidos com o barulho da torcida organizada, deixe que ela se molhe inteira com aquela chuva gelada, acredite na coragem dela em estar nesse momento com você.
Seja exemplo, compre a blusa do Santos antes de todo mundo, tire fotos – MUITAS fotos – ela vai postar anos depois com muito orgulho.
Não espere que a questionem sobre a regra do impedimento e ela seja julgada, explique desde o pênalti até o que é ser chinelinho, confie na sua curiosidade, ela merece saber se defender quando falarem que o Messi é melhor que o Pelé ou que o Neymar é palmeirense, ensine a importância do Paulista, quem é Pepe, Coutinho, Edu, Mengálvio…
Explique porque o Palmeiras não tem mundial, como o São Paulo já foi rebaixado e conte sobre 1995, 2002 e 2011… compartilhe a sua emoção.
Ela pode gostar ou não de assistir aos jogos com você, mas tente, insista, ensine, compreenda que ela não tem isso na escola e que nunca terão a mesma paciência e chances de errar que dão a um homem.
Seja você o primeiro a dar a oportunidade de escolha, ninguém é obrigado a gostar de futebol, mas todo mundo tem que ter o direito de se sentir incluído.
Nesse dia internacional da mulher, seja você o primeiro a estender a mão e mostrar que a mulher pertence ao lugar que ela quiser.
Ela nunca vai gostar do esporte se você não apresentar a ela, dê uma chance e você vai ver que na sua frente pode estar a sua parceira mais fiel e apaixonada.
Na verdade, eu nem gostava tanto assim do Santos, eu gostava de ver meu pai feliz e ele me deu uma chance, hoje a gente compartilha da mesma loucura e esse vínculo é insubstituível e inseparável.
Eu não precisei ser o tal “filho homem” que meu pai nunca teve, eu sou a filha caçula, Isabel, que é apaixonada por futebol porque teve a liberdade e incentivo a ser, eu sou eternamente grata a ele e orgulhosa da mulher que me tornei.
Nosso lugar é onde a gente quizer
Sim e nos queremos e podemos estar na bancanda ou no alambrando gritando e mostrando o nosso amor pelo nosso time
Recada do lar da arquibancada sim !!!!!
Muito orgulho da mulher que vc se tornou! Parabéns, filha!
Top….tenho uma filha e minha maior emoção e ver ela pegando amor pelo nosso glorioso praiano, torcendo, me perguntando coisas sobre o Santos, não vejo a hora de voltarmos a vida normal e poder ir com ela pro estádio.
Isabel
Parabens pelo texto, que orgulho ter você como nossa torcedora. Tenho dois filhos e pelo direito de escolha, um deles torce pelo São Paulo, mas o outro é meu fiel companheiro Santista. Realmente nada é mais valioso que isso, poder torcer, vibrar, sofrer e ter momentos de alegria com nosso peixe.
Um grande abraço.
Beeeeeel, o texto “Um recado aos pais de menina”, me parece que teve relação com a nossa troca de mensagens, estou correto!?
Enfim, de qualquer forma mais uma vez me senti representado por você e me emocionei.
A Elis tem apenas 2 anos e 5 meses, mas já procuro incentivar o amor pelo Peixe, mas sem forçar a barra, desde já procuro deixar ela livre para suas escolhas.
Em dia de jogo, logo pela manhã eu falo pra ela: “Vamos torcer para o Santos hoje, com o papai”!? E ela logo solta um “goooooool do Santoooos” e quando começa a partida ela senta ao meu lado e diz “vou assistir o jogo”. Normalmente dura até a metade do primeiro tempo, afinal é uma criança e acaba dispersando e saindo, tem muita energia, mas penso ser um bom começo kk.
Onde quer que esteja, sei também quem meu pai está muito feliz por esse legado.
Bel, além de ser nítido o seu talento e um futuro brilhante no jornalismo, devido sua inteligência, coerência, irreverência e carisma, você também é uma inspiração para muitas mulheres e famílias.
Muito obrigado.
Grande abraço!
Força Sempre.
Tenho 2 filhos e 2 filhas. As meninas curtem mais ver futebol comigo cantando o hino do Santos e gritando “Gol do Santos!” que os meninos. Tomara que continuem assim…
Bel, seu texto é refinado e emocionante. Merece uma placa. Daquelas oferecidas a quem faz um gol histórico.
Parabéns.