O Santos terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com 26 pontos, uma campanha melhor do que na temporada passada. O Peixe vai ficar na nona colocação após a 19ª rodada, uma na frente do São Paulo (que tem os mesmos 26 pontos). No entanto, enquanto tricolores e a mídia são-paulina sonham com vaga na Copa Libertadores, santistas e a mídia alvinegra fazem as contas para o Santos escapar do rebaixamento.
Qual a diferença?
Acredito que a principal diferença passa pela mentalidade atual de cada clube e a forma como a sua “agenda” é passada pelos dirigentes. Afundado em dívidas, com uma gestão apontada como temerária por muitos especialistas, o São Paulo acabou de comemorar a renovação com Rogério Ceni, comprou Calleri, trouxe Andres Colorado, Nikão (que todo mundo queria), Patrick, está contratando Giuliano Galoppo, já buscou Jandrei no próprio Santos e agora demonstra interesse em John. É a tal “agenda positiva”.
Nos últimos dez anos, o São Paulo ganhou um título paulista. O Santos ganhou dois. O clube do Morumbi foi uma vez vice-campeão brasileiro. O Peixe foi duas vezes. O Santos foi vice da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.
O Santos tem uma gestão muito mais consciente do ponto de vista financeiro, mas está pendendo para o lado errado na linha tênue que separa ter os pés no chão de pensar pequeno. Existe diferença entre gasto e investimento. Existe uma forma de explorar o lado positivo da gestão, que está ficando em segundo plano com as decisões tomadas (escolhas de executivo e técnico, por exemplo).
A agenda negativa do Santos passa pelas humilhações sofridas contra Corinthians e Táchira, com a briga pelo rebaixamento em duas edições do Paulista, com os fracassos em todas as negociação vazadas (e como vazaram negociações ultimamente!).
O Santos não tem dinheiro.
O Santos está organizando a casa.
As duas afirmações acima são indiscutíveis.
Agora é preciso encontrar uma forma de vender melhor a segunda frase e não destacar tanto a primeira. Aliás, é preciso encontrar uma forma de minimizar a primeira.
Como já falei e escrevi bastante, o time do Santos não é bastante limitado porque o clube não tem dinheiro. É limitado porque o Santos gasta muito mal o pouco dinheiro que tem (vide Lacava, Augusto, Maranhão, Goulart, Auro, Jhojan Julio, Bryan Angulo, etc).
Quase todos os times brasileiros estão “quebrados”, mas só o Santos fica reforçando essa condição a todo momento.
Se a atual gestão não é capaz de pensar em um Santos grande (e, infelizmente, acho que não é), passou da hora de pelo menos não apequenar o clube.
O Santos é um gigante adormecido (piegas, mas real).
Uma hora alguém tem de acordar.
E comunicar que acordou!
“Quem não comunica, se trumbica”. Abelardo Barbosa, AKA Chacrinha
Concordo muito lúcida está reflexão parabéns é assim que eu vejo!!!’n
Parabéns , pelo comentário, você foi perfeito nas suas colocações.
Excelente e realistas seus comentários. Parabéns.
Giovane, um texto que deveria ser lido pelo Presidente do Santos, para que ele compreenda o tamanho do nosso time. O Santos, precisaria de alguém que pensasse como você. Parabéns, é pouco pelo que escreveu, você como sempre perfeito.
A questao do vazamento de informacoes, o presidente precisa tomar atitude. Porque quem vaza a noticia. prejudica a contratacao, portanto joga contra s administracao e contra o clube. Tem que fazer uma faxina.
Gostei!!!!
Tomo a liberdade de acrescentar pontos chave para a organização da casa: construir projeto que dê nova dimensão ao valor do clube para não cometer o erro de ser uma SAF; entender de uma vez por todas que essa nova dimensão significa ser o único ou um dos poucos clubes do mundo com capacidade de ter duas cidades sede; que a nova Vila Belmira não pode nascer pequena, para apenas 30 mil espectadores, mas ter ao menos 40 mil e estar integrada a projeto de desenvolvimento turístico da Baixada e não apenas da cidade de Santos; que deve criar uma cultura de jogadores desde a categoria de bases capaz de estabelecer uma nova maneira de entender a função de formar jogadores com compromisso de atuar pelo time do clube; etc e etc
E para deixar de se apequenar, primeiramente tem q pensar em fazer uma arena na grande São Paulo, pq está provado q a baixada não prioriza o Santos. Jogar para público de 8 a 10 mil pessoas, é falência na certa!
Simples e só volta o Marcelo Teixeira que vamos comemora títulos novamente , mas a torcida que tem 20 , 25 anos que não sabe nada do Santos FC quando fala em Marcelo Teixeira começa a criticar, agora quero vê um Santista que tem a minha idade 44 anos que passou perrengue e só foi feliz quando o Marcelo assumiu criticar ele só tem elogios , ele teve erros teve sim não sou doido pra falar que não, mas acertou mas do que errou é só vê os times que o Santos tinha na gestão dele ,#Volta Marcelo Teixeira. PAULINHO ERMELINO MATARAZZO SÃO PAULO
Esqueceu que a familia do Marcelo Teixeira penhorou a Vila Belmiro??O Santos FC nao precisa desse tipo de Santista!!
Cara, na boa, o MT ficou foi mais rico no Santos, isso sim.
Essa conversa mole que ele colocava dinheiro do bolso dele é verdade, só que depois pegava de volta com juros.
E detalhe, em 2008 o Santos ficou mais próximo de cair do que ano passado, pra refrescar a memória.
Como que o Santos conquistou o brasileiro em 2002?
Vc deve se lembrar que, pra variar, o Santos estava falido, devendo pra o MT, e só foi salvo por um acaso do futebol, no ultimo brasileirão de mata-mata, onde o time teve aquela arrancada final.
Sabe onde foi parar o dinheiro que o Santos arrecadou com a venda dos jogadores daquele time?
Acho que resposta é óbvia.
Muitíssimo bem lembrado Rodrigo , o tal de MT tinha e ainda tem os interesses pessoais dele próprio acima dos interesses do Santos F C
Só discordo da tal responsabilidade financeira, o Santos contratou mais de 20 jogadores nessa gestão e nenhum deles pode-se dizer q tem constância. Alguns vieram com luvas e salários altíssimos, inclusive honerando mais a folga de pagamento. Se gastou muito e não conseguiu montar um time sequer razoável, eliminado de tudo novamente.
Novamente o GM tenta fazer a cabeça dos incautos para tentar desmerecer o Rueda. Ele não se importa com o Santos, esta somente querendo o mal do Santos. Vamos aos fatos das meias verdades e meias mentiras , tipicas do autor:
1)Menciona que o Sao Paulo contratou diversos jogadores como se fossem grandes contratações .Dos mencionados , os unicos que estão bem ate o momento são Patrick e Calleri. Ou alguem acha que Colorado, Nikão (fez menos da metade dos gols do Angulo ate agora!!) estao fazendo a diferença para o Sao Paulo. Nota que o autor não menciona outras “grande”s contratações do Sao paulo como Marcos Guilherme (hiper espinafrado pelo GM quando o Santos o contratou…mas o Sao Paulo sabe o que faz), Eder, Rafinha,Andre Anderson, Alisson, Rigoni entre outros que estão ganhando muito e jogando quase nada.
2)O autor menciona jogadores contratados pelo Santos que não esta bem, mas não faz nenhuma menção ao Maicon, ao Bauerman, ao Lucas Pires , ao Rodrigo Fernandez……percebem a má fé!!
3)O autor tambem ignora que o Sao Paulo começou a melhorar quando o Ceni lançou colocou diversos garotos de Cotia no time (Welington, Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Diego, Igor Gomes, Igor Vinicius, entre outros) que carregam o piano.
O Diario do Peixe perde a credibilidade a cada dia, com tantas mentiras……um dia vamos saber a verdade do porque essa mudança na linha editorial. Não é muito dificil imaginar.
Concordo.
O São Paulo está sendo irresponsável financeiramente. Gastando muito e conquistando nada… boa parte dessas contratações destacadas pelo GM vieram de graça e não tiveram salários altos (tem exceções como o Goulart, claro). O Sao paulo paga até hoje ao Daniel Alves um salário que é mais do que o Goulart ganhava aqui…
Completando….mencionou que o Santos tomou 4×0 do rival…..mas evidentemente ” esqueceu” que o Sao Paulo tomou 4×0 na final do Paulistao.
Esqueceu que a familia do Marcelo Teixeira penhorou a Vila Belmiro??O Santos FC nao precisa desse tipo de Santista!!
Geralmente eu discordo de diversos pontos das colunas postadas, mas nessa, eu assino embaixo.
O Rueda tá perdendo a mão entre despesa e investimento, e depois de quase dois anos de gestão, já era para o Santos ao menos estar organizado na parte esportiva e ter um time confiável, ninguém está exigindo um time caríssimo e cheio de medalhões, mas ser humilhado em todo campeonato que disputa é demais!
A minha paciência acabou, e acho que de boa parte da torcida.
Já passou da hora de acertar no planejamento do futebol, e se está sendo cobrado por isso, não é por acaso, o Rueda está brincando com a sorte e humilhando o Santos esperando que os jogadores consigam a liberação de graça de seus clubes, como no caso do Pituca, uma coisa constrangedora.
O Santos tem dificuldades financeiras, todos sabemos.
Agora, o que vale mais, gastar US$ 1 milhão pra trazer o Pituca, ou gastar R$ 500 mil pra trazer o William Maranhão?
Pra mim, o Pituca é investimento no time, ganho técnico, um jogador querido pela torcida, quer voltar, e o Santos espera que o cara consiga a rescisão contratual por conta própria, de graça, sendo que quando saiu os japoneses pagaram ao Santos, ele é titular, talvez, pelos bons serviços prestados, e pela boa relação dele lá, o respeito adquirido, o Santos com uma proposta honesta, conseguisse a contratação, mas essa diretoria sequer se mexeu e fica esperando caridade por parte dos japoneses, humilhante!
Já o William Maranhão, gastaram 500 pila, já foi embora, queimado, e é um pereba que vai ficar indo e voltando, todo ano vai ter que achar clube para o cara, o famoso barato que saiu caro.
Falta visão para o Rueda, tá foda!!!!
Vamos acordar, porra!!!
Concordo totalmente com o Giovani
Infelizmente enquanto o nosso santos sonda jogador os outros sai na frente e contrata não dá pra entender essa gestão se não vai contratar não fica enganando nós torcedores