Fui o terceiro funcionário contratado pela Red Bull para o projeto de futebol da empresa no Brasil, inicialmente o Red Bull Brasil, que agora tornou-se Red Bull Bragantino. Em cinco anos de clube, participei de conquistas de alguns campeonatos e da perda de outros, algo que nunca me pareceu justificável pela diferença de investimento para os rivais. Vi bons gestores e maus gestores nesse período.
A experiência em clube-empresa me fez defender por muito tempo a ideia de que apenas a transformação de qualquer clube em uma SAF não era garantia alguma de resultado. Que o cenário ideal era ter uma boa gestão.
Sigo achando que virar uma SAF simplesmente da noite para o dia não garante nada, mas agora tenho a certeza de que a única salvação para o Santos é virar uma SAF.
Explico basicamente em dois pontos:
1) O presidente Andres Rueda faz uma boa gestão. Está tentando sanear o clube, que foi arrasado pelas últimas administrações. O custo é um sacrifício muito grande no investimento no time de futebol. Em 2021, por exemplo, o clube gastou mais pagando dívidas do que com o departamento de futebol. Em uma empresa, com um investidor aliado a um trabalho administrativo eficiente, como o do presidente Andres Rueda, certamente teríamos um time mais forte e um rendimento esportivo melhor.
Sigo achando também que, mesmo com poucos investimentos, o Santos poderia ter um time e um desempenho melhor. E esse mau desempenho é um gatilho para que daqui a dois anos nós tenhamos um novo perfil de administração no clube que, pelo histórico, pode jogar fora tudo o que está tentando ser construído desde 2021.
Esse é um problema de um clube associativo. Os projetos duram três anos, no máximo.
E mesmo com uma boa administração, sem dinheiro para grandes investimentos o Santos não vai conseguir concorrer com times de maior torcida e capacidade de conseguir receitas (Flamengo, Corinthians e Palmeiras, especialmente), ou com os clubes com investimento do seu dono (Atlético-MG – mesmo sem ainda ser SAF, Botafogo e Vasco, por exemplo).
2) O Santos precisa ter um dono de verdade. Essa é uma característica muito especial do Santos, que não vejo em outro clube. Talvez pela localização geográfica. Muitas pessoas acham que são donas do Santos, que só elas sabem o que é melhor para o clube, que só pessoas próximas a eles podem trabalhar ou negociar com o clube.
O entorno santista é muito complicado. Existe ainda a cultura do quanto pior, melhor (para mim e meus amigos). Tem muita gente torcendo contra a gestão de Andres Rueda. Eu sou muito crítico, especialmente ao trabalho no futebol, mas torço muito para que tenha sucesso.
Em uma comparação com os rivais, seria como se o Corinthians tivesse “vida inteligente” apenas em Itaquera, o São Paulo no Morumbi/Vila Sônia e o Palmeiras nas Perdizes/Pompéia. Que só as pessoas mais próximas geograficamente é que podem opinar e participar da vida ativa do clube.
Percebam nas discussões sobre SAF na comunidade santista que a maioria (é bom destacar a palavra MAIORIA) das pessoas contra uma possível venda do clube são justamente essas que se consideram donas dele.
Com um dono de verdade e em um formato, de fato, profissional, esse entorno santista poderia até gritar, mas dificilmente teria voz na administração. A avaliação dos caminhos seria feita baseada apenas em performance, não em pressão, não em amizades, não em interesse político.
Meu sonho hoje é o Santos ser comprado pelo Fenway group, de John Henry (claro que ele aparece no Moneyball). Eles são acionistas do Liverpool e vejo muita semelhança entre os dois clubes. Seria um projeto sério, com investimento de origem bem conhecida e com histórico de sucesso esportivo.
Futuro é agora!
Na próxima semana, o Conselho do Santos vai se reunir para discutir mudanças no Estatuto. Não podemos mais uma vez perder o bonde da história, não podemos deixar para depois. A discussão precisa, ao menos, começar.
Sou um defensor da democracia e acho que a transformação em SAF não deve ser imposta.
Acho que o Conselho Deliberativo não é tão vilão como muitos pintam.
Espero que defensores e contrários ao clube-empresa possam apresentar argumentos sobre a posição. E que uma decisão pensando apenas no clube e não nas pessoas seja tomada.
Gigante adormecido
Não tenho dinheiro para comprar o Santos, mas se eu fosse investidor veria uma oportunidade de ouro no clube.
Como sempre digo, o Santos tem um enorme potencial de crescimento em todas as áreas. Tem a maior marca esportiva do Brasil, reconhecida mundialmente em um período de globalização.
Ainda não tem sua Arena, algo que pode trazer um incremento grande nas receitas.
Tem um DNA formador e vendedor.
Pode aumentar (e muito) o número de sócios.
Tem torcedores em todo o Brasil que precisam ter mais envolvimento (gastar mais seu dinheiro) com o clube.
Tem uma história que nem um outro clube do país tem, história essa que pode ser explorada e monetizada com produção de conteúdo.
Tem o Rei e sua corte.
Tem o maior jogador brasileiro da atualidade.
É um gigante adormecido.
Passou da hora de acordá-lo.
Perfeito Giovanni, eu concordo 100% com você
PERFEITO!
Concordo tambem 100% com o Giovane. E tambem adoraria que fosse comprado pelos mesmos donos do Liverpool, pois o Liverpool estava praticamente quebrado a uns 20 anos atras e veja o que e hoje. O Santos não pode mais correr o risco de outras administrações desastrosas. Vejam o curriculo das pessoas que concorreram com o Rueda nas ultimas eleições. Alguns deles não tem condições de administrar um mini comercio e postularam-se como o melhor para o Santos. Tem que virar SAF logo, antes da proxima eleição.
Falou tudo, porém sabemos q para isso acontecer precisa passar por todos, principalmente pelo conselho e como bem dito, os mais próximos q se acham donos do clube podem e vão fazer de tudo para impedir ou dificultar. E mesmo passando pelo conselho ainda temos a torcida q apenas de tudo ainda sofrem do feudalismo do entorno da vila,
Contudo, caso isso aconteça, sou mais q a favor de ser a transformação em SAF para ontem, pois qnto mais se demora, mais para trás o santos vai ficando no futebol, e qnto mais para trás o clube vai ficando por menor valor o clube pode ser negociado, alem de correr o risco de ter como investidor aqueles não tão qualificados qnto os q conhecemos, investidores q sabemos do sucesso e que estão querendo investir agora.
Posso discordar aqui ou ali,mas é uma análise que respeito.
Sou bastante crítico com algumas manifestações do diário mas desta vez tenho que concordar que o texto está preciso e diria brilhante.
A forma de uma SAF tem que ser muito bem discutida e o controle acionário também . O segredo é possuir uma governança criteriosa e bem estruturada a fim de impedir mesmo tendo um acionista majoritário exista controle a fim de perpetuar o clube . A marca Santos e boa gestão administrativa do Rueda poderão dar condições excelentes de transformação do Santos numa SAF . É importante lembrar que o Santos , ao contrário doCruzeiro , Vasco e Botafogo , tem um perfil de dívida bastante interessante e para o ano de 2023 seremos superavitárias . Assim o valor que deve ser vendido deverá ser muito maior ao que está sendo feito atualmente.
Só uma dúvida o tem o maior jogador da atualidade????
Do restante concordo 110%
Deixa eu me iludir um pouco, rs.
Que bom seria, na próxima reunião do Conselho, alguém chega e fala que conversou com o Neymar que conversou com o Sheik e mandou a ideia:
– aí Al Khelaif, se liga na mensagem, vc tá com dificuldade de ganhar a Champions, mano, tem um clube lá na América do Sul, com muito mais história que o PSG, tá ligado, o time do Pelé, ali aonde nasci para o futebol, ganhei o prêmio Puskas, fiz hat trick, ganhei até uma Libertadores, equivalente ao que vc tanto quer ganhar aqui nas Europa. Então chefe, vai ter uma reunião do Conselho lá, pq tá rolando uma parada nova, as SAF, tá ligado mano, os clubes lá agora podem ser adquiridos igual vc fez com o PSG. O que acha de desencanar um pouco essa ressaca da Champions, e tentar ganhar o tetra da Liberta lá? E olha só, se vc fizer um time legal pode até ganhar do campeão da Champions no Mundial de Clubes. E aí mestre árabe do Qatar, o que acha?
– Pô adulto Ney, gostei da oportunidade. Fala pra alguém informar nessa reunião que se eles quiserem a SAF eu compro e não vou usar o clube de filial do PSG.
O Santos precisa é que parem de roubar e uma gestão competente e honesto. NÃO a SAF! O Santos é dos torcedores!
Ninguém roubou o Santos , pelo menos não de forma tão significativa ao ponto de o eventual ” roubo ” ser o responsável pelo colapso do clube , por isso já fizeram 30 auditorias e nada foi achado e é por isso que os balanços sempre mostraram mais ou menos a realidade do clube , o que aconteceu com o Santos é que ele estagnou , parou no tempo acreditando que apenas revelar e vender jogadores seria suficiente eternamente para manter o clube, obviamente estava errado e com essa postura preguiçosa e acomodada viu suas receitas não acompanharem o aumento do custo com futebol , qual era o salário de um jogador top em 1995? 2000? 2005 ? Qual é hoje ? Qual era a receita do Santos em 2000? 2005 ? Hoje ? Se fizer essa análise simples vai ver que os custos aumentaram 10 x enquanto a receita do Santos aumentou 3 x , o Santos tem um estádio mediocre que trava pelo menos duas receitas que são bilheteria e sócios , o Santos ao não ligar para os números ridículos que obtém com esse estádio negligência a própria marca e mais uma vez perde valor sendo pouco atrativo para patrocinadores ( não faz muito tempo ficou anos sem ) e para a tv , criou se um ciclo vicioso terrível com a imagem de time local sem torcida , na prática o Santos joga o amo inteiro pra 3 mil pessoas e por causa das perdas que tem com essa postura ( omissão na verdade ) acaba tendo que vender jogadores para compensar PARTE do buraco , em resumo apequenaram demais o Santos e o que estamos vivendo é apenas a realidade de um clube que fatura 5 x menos que seus rivais
Aprovadissimo…..concordo com tudo que você falou e pelo que o Santos está passando…..e se continuar assim logo estará na série B, e será muito difícil de subir…..
Podia se adotar um modelo alemão onde os torcedores (sócios ) seriam donos de 51% o resto seria dos investidores. Aí entra dinheiro mas a torcida ainda tem um controle sobre as decisões sobre o futuro de clube. Qualquer coisa que o grupo de investidores quiser passar tem que ser aprovado pela torcida.
Tenho medo…confesso que tenho muito medo.
Já expus meus motivos em outras oportunidades.
Eu sempre me coloquei contra, mas temos de encarar a realidade.
Admito que esse é um tema que deve ser debatido, pois o Santos não pode perder o timing da questão.
Sem dúvida, o Santos é um grande atrativo potencial de investimento, e de fato o Santos precisa exterminar o provincianismo que apequena o clube, se livrar de uma vez por todas dos parasitas e ter, de fato, uma gestão profissional que não se deixará influenciar por fatores externos, como por exemplo protestos de vagabundos ligados a torcidas organizadas com interesses que não são do Santos, mas deles mesmos.
Invasão de CT nunca mais, e se chegar perto do portão, borracha neles.
Quem investe, não brinca em serviço e quer ter retorno, vai trabalhar pra isso, não tem politicalha do entorno parasitário, esse é o aspecto que me faz considerar que talvez esse de fato seja o caminho.
Imaginar que o Santos vai sair do buraco de outra forma, talvez seja ingênuo ou romântico demais.
O jeito é amarrar certos aspectos como se fosse clausulas pétreas, por exemplo, as cores, o uniforme, escudo, etc.
Mas a gestão precisa de profissionalismo, e isso a SAF vai proporcionar, e do jeito que vem ocorrendo, está difícil, o Rueda faz uma boa gestão financeira, mas não consegue investir no time, e o Santos sofre.
O Santos não pode viver da expectativa de surgir uma geração de meninos da vila pra tira-lo da fossa, pra depois gestões nefastas puxa-lo de volta, isso precisa acabar.
Admito que talvez esse seja o caminho pra que o Santos retome a sua grandeza.
Apenas história não basta.
Pode printar, vai perder a oportunidade de novo como foi com o estádio porque na copa não quis se virar para fazer a reforma acontecer e agora não vai fazer uma proposta de virar SAF, nem uma reforma robusta no estatuto (o tornando mais atual).
Vamos vender a alma ao diabo. A culpa do Santos estar nessa situação e simplesmente do sócio que escolheu mal, os presidentes que passaram por lá, não caíram de paraquedas. O Santos já vem perdendo sua identidade já faz tempo. Primeiro por afastar os ídolos, segundo uniformes que não são da história do Santos. Vamos de novo colocar nas mãos do associados o futuro do Santos? Se vender não haverá volta pense nisso.
A única coisa que eu tenho CERTEZA é que o SANTOS FC. Se for vendido, será por PREÇO DE SARDINHA 🐟…
O dinheiro VAI DESAPARECER💸💸💸…
Isso é fato!!!
Infelizmente
Um pensamento vira lata de que a salvação de todo problema se resolve com um gringo comprando nosso patrimônio, o Santos se construiu gigante com clube, o que precisa é democratizar a política e modernizar a gestão. Você esquece de mencionar que muitos times que viraram empresas perderam relevância esportiva, pelo simples fato de que o dono busca o lucro primeiro. Quem defende SAF sempre menciona o City e PSG, mas esquecem de falar do Valência, Parma. Quem garante que o destino de uma SAF no Santos será o da glória, hoje podemos decidir os rumos do clube, com um dono a vontade dele é só dele.
Eu concordo, o Santos precisa se libertar das amarras que o prende na cidade de Santos. Precisa libertar-se desses gestores que tem feito do clube simplesmente o seu brinquedinho para enriquecer ou satisfazer vaidades. O clube é gigante, sua história é bela, inquestionável mas tudo se faz pequeno diante da pequenez dos Santistas que ao longo da história tem somente beneficiado do clube. BASTA… o meu único receio é que o grande Santos caia na mão de um investidor que apenas se contente em ver seu nome ligado ao clube. Exemplo: Esse investidor americano que comprou o Botafogo, mesmo sendo milionário, imagino que queira apenas arranjar uma forma de gastar seu dinheiro, talvez demonstrar sua excentricidade, massagear seu ego milionário comprando o clube, pois na Inglaterra, se contenta apenas em ser coadjuvante sendo dono de um Crystal Palace que luta apenas para se manter na premier League….
Finalmente um comentário certo. Os ” donos” do Santos não permitem que o clube saia disso e, olhe que o Rueda é excelente, mas vai se cansar. Precisa urgente ocorrer essa transformação em SAF
Está realmente na hora do Santos virar SAF! Enquanto houver sangue-sugas em volta, o.Santos não voltará a ser grande.
Senhores na mão do presidente Andres Rueda o santos já é clube empresa. E por sinal uma empresa bem fundo de quintal.
Quem troca funcionário, com tempo de casa (e competência ) por estagiário?
Quem dá férias pra profissional pra depois demitir?
Quem manda gestores de setor de 3 em 3 meses embora?
Quem acumula função pra profissionais despreparados?( Edu Dracena um exemplo)
Quem minimiza investimentos e diz que está cortando gastos?
Quem manda lideranças com voz ativa embora? ( Se desfez do capitão do sub 17, Sub 20 e profissional)
Empresa?
Sim e das ruins!
Só lembrando que toda grande empresa tem MISSÃO e VALORES .Que ele não se perca mais ainda na missão que veio operar no santos que é sanar dívidas a qualquer custo e entregar todos os Valores.
Concordo plenamente.. o sócio do Liverpool tem experiência e os clubes tem muito em comum. Cubes vencedores e formadores mesmo não sendo da capital.
Eu sou totalmente a favor do clube empresa pois só assim o Santos poderá se livrar dos parasitas
Não é possível que um clube que ganhou tanto dinheiro e vendeu tantos jogadores não pode esta numa situação dessa
Quando eu me lembro que a família Teixeira ficou mais de 35 anos
No comando do Santos e nunca se quer pessou numa Arena para o clube
Quanto que a família Teixeira e milionária e o Santos esta a beira da falência
Só poristo sou a favor da SAF
Não sou favoravel a SAF…se fosse uma Sociedade Anonima por exemplo, onde npós torcedores pudesse de fato comprar açoes do clube seria diferente. Um dono pode não visar o futebol e sim a formação por exemplo, ou pode esperar do clube um X de lucro anual, enfim…não me parece razoavel ter um unico dono.
Má Fé.
Essa é a gestão atual, entraram com o intuito de vender o SANTOS a preço de BANANA desde o começo.
Pergunto para vocês, quando vocês querem vender uma empresa ou uma casa, o que fazem?
Veja tudo que o Rueda fez até agora, é isso que se faz quando quer vender uma casa ou uma empresa.
Só não vê quem não quer ou é mal intencionado.
O José Berenguer que vendeu o Cruzeiro e o Botafogo e está negociando com a Liga Brasileira, ele é o que do atual CG?
Concordo que tem que tomar cuidado com as RAPOSAS, mas devemos nos precaver de todas as RAPOSAS E TARTARUGAS.
O MAIOR DO MUNDO, não pode ficar na MÃO de fracassados.
Confesso que, ao menos neste momento, não sou favorável à SAF.
Os clubes estão sendo vendidos muito “baratos” por estarem endividados.
Como o Andres Rueda disse no SantosCast, clubes endividados são vendidos a preços menores. Quando um clube é lucrativo, o investidor olha para aquele lucro e calcula em quanto tempo ele obterá o retorno, ou seja, o Santos se tornando um clube lucrativo, pode ser negociado a R$ 5 bilhões, por exemplo, ao invés de R$ 400 milhões estando cheio de dívidas.
De qualquer forma, ainda não sou favorável à SAF e, sim, a um sistema que não permita “manobras” com o dinheiro do clube, tal como o Rueda falou também no SantosCast.
O investimento da SAF é apenas uma vez. Se moer, já era. Fica devendo e ainda com um dono. Mesmo com as “amarras” da SAF em relação à gestão, também há responsabilidade dos profissionais envolvidos, como os técnicos, departamento de inteligência, etc.
Perfeito, a chance de salvação do Santos é se tornar SAF, não porque há qualquer garantia de sucesso na empreitada , nunca há , mas no caso específico do Santos a SAF de cara iria extinguir a causa principal dos problemas do Santos : a política rasteira , provinciana , egoísta e suja , essa política na prática já faz parecer que o Santos tem alguns poucos ” donos ” que decidem todos os rumos , o Santos nas mãos de poucos é algo potencializado por uma peculiaridade do Santos que é o fato de 90% de sua torcida estar distante da sede do clube o que reduz significativamente a pressão e fiscalização diante das ações ( ou omissões ) da meia dúzia que normalmente comanda o Santos , ou seja , o eventual ônus de ser uma SAF o Santos já carrega há décadas porém o bônus que seria desfrutar de investimentos e você estrutura profissional promovida por pessoas que certamente não perderiam seu próprio dinheiro por negligência , má fé ou capricho.
Ao se tornar SAF , no pior dos casos o Santos seria comprado por um provinciano abastado mas mesmo nesse caso o Santos ganharia porque agora seria necessário pagar para ter o privilégio de mandar no clube , além disso eu gostaria muito de ver um bairrista deixando de jogar um jogo da libertadores com 50 mil torcedores para jogar pra 8 mim COM O PRÓPRIO DINHEIRO EM JOGO , se ele fizesse isso pelo menos haveria a satisfação de vê lo perder bastante dinheiro ( hoje eles fazem isso e quem perde e acumula perdas é o Santos ) , enfim , a única coisa capaz de extinguir a politicagem nojenta que assola o Santos há tempos é a SAF e ainda haveria o bônus dos investimentos e melhoras de processos.
Santos S.A. !!!!!!!
O santos tem que ser vendido o time esta com uma divida com cuevas o presidente contrata sem saber como vai paga essa divida o alvinegro baiano não conquista mais nada esta na hora disso mudar
Ninguém roubou o Santos?? quando se lê um comentário desses fica claro a torcida que o Santos tem adora e vota em presidentes desonestos que quebraram o clube. Parece que ninguém entende que o preço que o cruzeiro pagou pra ser duas vezes campeão brasileiro gastando o que não podia foi passar um bom tempo na série B e quase cair para a C. Quantos contratos absurdos foram feitos como o caso do Damião, Cléber Reis, Cueva e Bryan Ruiz?? Tem que virar SAF, aproveitar agora que o endividamento está baixo antes que outro maluco ou desonesto seja eleito e transforme a dívida atual em 1 bilhão de reais com a desculpa que o um clube se faz com títulos.