Eu sei que não está fácil. Sei que cada um de nós está sentindo que este momento é, talvez, um dos piores já vivenciados como torcedores – seja você um menino da fila, seja você geração Neymar, seja você um sortudo que viu Pelé jogar.
São constantes tentativas de minar nosso time e é difícil, doído demais ver essas injustiças acontecerem bem diante dos nossos olhos sem podermos fazer nada. É inaceitável.
Enquanto isso, administrações temerárias deixaram o Santos em um buraco financeiro, dinheiro de vendas milionárias nunca apareceram, não foram feitos investimentos para melhorar a estrutura do clube. E quando surgiu a esperança de um presidente honesto e com vontade de ajeitar a casa, o futebol naufragou.
Mesmo assim, o torcedor do Santos resiste. Resiste às gestões fraudulentas, às injustiças, às tentativas de prejudicar o time. A torcida tem comparecido à Vila Belmiro como não acontecia há tempo, exige um novo estádio porque entende que podemos mais, temos potencial para mais.
É claro que a soma de adversidades faz com que muitos sintam vontade de desistir. Quem não ouviu um amigo próximo dizer algo como “vou cancelar o Sócio Rei” ou “não vou mais ao estádio ver aos jogos do Santos”? É claro que cada um tem o direito de reagir da sua própria forma, mas meu sentimento quando ouço algo assim é que eles venceram.
Sim, eles, que querem transformar o futebol num monopólio dos times de capital. Eles, que se interessam pelos times com poderosas arenas. Eles, que acham que o futebol começou depois dos anos 2000. Eles, que roubam o Santos em favor próprio. Eles, que usam o clube pra autopromoção. Eles, que não respeitam a história do Santos.
Quando a desilusão do torcedor cresce e provoca um distanciamento do time, são essas pessoas que vencem.
A rebeldia nesta situação é resistir.
Resistir pelo Santos.
É saber que ainda temos dois jogos em casa pela frente e fazer o esforço de estar lá (lógico, dentro das possibilidades de cada um!), é seguir apoiando o Santos, cobrando a diretoria por um time melhor, mas sem abandonar o time.
Porque só assim o Santos será mais forte e seguirá derrubando os que tentam nos derrubar, dia a dia.
Respeito quem discorda e quem simplesmente está de saco cheio de tudo isso. Mas não vou abrir mão do meu time, do clube pelo qual sou apaixonada, forçada pelos outros.
Para quem não se envolve com o futebol, torcer por um time pode parecer meramente uma irracionalidade – e, de certa forma, é. Mas cada torcedor sabe o que mais profundo e bonito existe nessa relação.
E tem coisas que só o santista sabe.
Só um santista sabe o que significa colocar aquela camisa branca e sair orgulhoso de casa com ela.
Só um santista saber o que é pisar na Vila Belmiro, uma emoção colossal, seja na primeira ou na centésima vez.
Só um santista sabe o que é ver um novo menino genial surgindo no gramado do CT Rei Pelé, reverenciado por quem conhece essa história.
Só o santista sabe como é ficar com os olhos marejados ao rever os gols de 2002.
Só o santista sabe o tamanho do milagre que é termos chegado até aqui.
Não deixemos que eles estraguem o que há demais especial pra gente nessa relação, louca, ingrata, mas tão, tão especial.
Resistir é ficar ao lado do Santos e não dar jamais o que eles querem.
Lindas palavras, mas inócuas
O problema do Santos é interno , juiz roubar é fato mas não é o problema principal
Administrações bandidas, estádio absoleto, onde na vdd deveia ter um estádio na capital, Vila Belmiro é história e assim deverá ser tratada
Marketing , Estádio na capital, tratar o futebol como negocio e transformar urgentemente o Peixe em SAF
Lindo texto
Blá blá-blá-blá…
E onde fica a reação?
Toda injustiça tem que ter um momento de ação.
Reagir como?
Diretoria amadora e medíocre.
Transformar o SANTOS F.C.,vender o SANTOS F.C.,no momento é falta de inteligência, o passivo é grande, há que esperar essa conta estabilizar-se, aí sim, estudar propostas.
Ótimo texto! Esse amor peguei do meu pai ,e passei pro meu filho! Torcer pro SANTOS, não é apenas torcer, mas é um ato de amor!
Diante de tudo que vem acontecendo com o Santos dentro de campo, acredito que tem coisas muito sérias por trás de tudo isso, estão querendo rebaixar o Santos de qualquer jeito, os árbitros estão indo apitar os jogos do com instruções para prejudicar o Santos.
Concordo acredito que exista essa campanha, pode até vir da propria CBF, quem assiste aos jogos vê as injustiças, más infelizmente não ocorre só com Santos, tem muitos times no Brasil sendo prejudicados era preciso uma reunião entre esses times e uma cobrança formal da CBF, eu até penso que em clássicos deveriam chamar arbitros de outros paises, Argentina, Uruguai, Chile enfim outro país, porque qualquer um nota favoritismo dos árbitros. Se isso não mudar vamos brigar anos para disputar sul-americana ou para não cair.
Primeiro, parabéns a Anita pelo texto de amor ao Santos e ao que significa ser torcedor do manto sagrado. Estava na chegando na adolescência quando Ele parou, E por muitos anos fui torcedor com o mantra Com o Santos onde e como estiver.
Segundo, peço desculpas do tipo vergonha alheia pelo comentário de outro torcedor. Puro sangue, com certeza, pois como digo, torcer é distorcer.
Terceiro, para aqueles que insistem em ser cego o que é SAF, perguntem aos torcedores de futebol americano, os raiz, o que sentem, de verdade, ao ver seus clubes empresas irem para outros estados como o Raiders, que deixaram a California para se instalar em Nevada.
Maus dirigentes existem nas SAF principalmente, como bem sabem os torcedores do Figueirense.
Mesmo medíocre no futebol, Rueda está certo quanto a SAF. Para dar resposta aos torcedores que querem ir para o tumulo algum título novo e tirarem sarro dos outros na mesa de dominó, Vasco, Cruzeiro, Bahia jogaram no lixo o valor intangível que construíram para terem donos. Desculpem, mas aqui não é a Premiere League, pois lá algo como isso funciona porque existem regras de fairplay que jamais seriam aceitas por quem ganha com o atual estado de coisas como a invenção chamada Flamengo e assemelhados. Os esquemas de 1995, de 2005 (Brasileiro e Libertadores), o que tirava Neymar e Ganso para a Seleção e o esforço que se fez para rebaixar o nosso time esse ano, jamais serão esquecidos.
Você expôs, exatamente, o que penso!
A Diretoria do Santos F.C ja enviou 11 reclamações a CBF sobre conduta dos árbitros, não responderam nenhuma, hora da torcida começar enviar e-mails para eles e pedir explicações, porque estão agindo contra o time já faz tanto tempo, [email protected], precisamos nos unir e pedir que eles consertem o VAR que esta sendo destruido por pessoas negligentes.
Parabéns Anita pelo excelente e inteligente texto ! Vc nos representa!!!!
Eu digo que não vou mais me importar com o Santos, mas no próximo jogo lá estou eu sofrendo novamente. Não tem explicação, não tem não.
“Eles que se interessam pelos times com poderosas arenas”. Existe uma divergencia de pensamento aí porque a própria torcida do Santos quer uma poderosa arena.rena. Ninguém é ajudado ou prejudicado por ter arena nova. Simplesmente é a tendência e modernidade desejada por todos.
Sentimento de todo santista verdadeiro revolta e esperança de dias melhores. Santos meu amor, Santos minha vida nunca vou ti abandonar porque acredito que toda essa tempestade passará e que 2023 será diferente. Minha fé é tão grande quanto o amor pelo nosso Peixão!!!
SANTOSSSSSSSS sempre SANTOS, quem não guenta, pede pra sair.
O PIOR DO SANTOS É MARCELO TEIXEIRA E SEU CG QUE MANIPULAM TODOS OS PRESIDENTES DO SANTOS, MENOS O FINADO LUIS ÁLVARO RIBEIRO. DESDE MARCELO TEIXEIRA E CG CRIADO POR ELE, SÓ PREJUDICARAM O NOSSO SANTOS É O CÂNCER DO TIME QUE SO LEVOU O DINHEIRO DAS VENDAS DESDE 2004 E DEIXOU DÍVIDAS COM JOSÉ CARLOS PERES E SAMPAOLI.