Franklin Foer escreveu um livro chamado “Como o futebol explica o mundo”. Nele, o autor apresenta diversos casos em que o futebol reflete a sociedade do país, como na Escócia, onde um time, o Celtic, representava os católicos, enquanto outro, o Rangers, era a representação dos protestantes.
No Brasil, Franklin Foer fez um paralelo entre a corrupção na política e no futebol, lembrando o caso do investimento da ISL, por exemplo. Foi lançado em 2004.
Atualmente, vejo no Santos um semelhança com o cenário do país. Temos “Gabinete do ódio”, que dissemina fake news nos grupos de whats app e redes sociais. Temos pedidos de renúncia do presidente Andres Rueda. Temos descrédito da instituição. Temos promessas não cumpridas. Impeachment? Já tivemos no Santos (se a memória não me falha, só no Santos entre os grandes de São Paulo).
O Santos é o clube mais democrática do Estado. É o único em que o sócio vota diretamente no presidente. Nas últimas eleições, foi o clube em que mais “eleitores” compareceram para votar.
Andres Rueda foi eleito por uma ampla maioria. Qualquer tentativa de tirá-lo do cargo é golpe (opa, algo que também já tivemos no país).
Não existe qualquer indício ou prova de que Andres Rueda desviou dinheiro do clube, fez contratos nebulosos, tirou benefício próprio do cargo. Se alguém aparecer com algo nessa linha, eu serei o primeiro a cobrar um processo de impeachment.
No entanto, achar que é errado pedir a renúncia de Rueda é bem diferente de achar que ele não deve ser cobrado.
Ele deve. E muito.
O aplicativo, uma das principais propostas da campanha, não saiu. O CT da base não vai sair. A Arena caminha a passos lentos. As lojas físicas não saem do papel. A distribuição dos poucos produtos oficiais segue péssima.
No futebol, uma decisão errada atrás da outra. Duas lutas contra o rebaixamento no Paulistão e duas das cinco piores campanhas no Brasileirão na Era dos Pontos corridos, iniciada em 2003.
Rueda avisou que não entendia de futebol. E, de verdade, nem acho que o presidente precisa ser um expert em futebol (aliás, poucos são). Ele deveria, no entanto, se cercar de pessoas que estivessem acostumadas ao ambiente de futebol, com uma certa malícia, com uma boa leitura do que acontece nos bastidores. E isso nunca aconteceu.
Disse certa vez que o presidente parecia uma freira em uma casa de entretenimento para o público masculino maior de 18 anos.
No futebol, você não tem de fazer malandragem, mas precisa ser “malandro”.
Com o tempo, as rusgas e o discurso de que só ele é honesto no futebol (o que está longe de ser uma verdade), a sensação que passa é que ele acabou se isolando demais. O CG, muito antes da mudança do Estatuto, estava esfarelado. Os problemas com Dracena e Chumbinho criaram um ranço com a figura do executivo de futebol, que provocou mais uma entrevista atrapalhada.
Rueda passou a ser mais centralizador. Não sei se foi um mecanismo de defesa ou a efeito daquela picada da mosca do poder, que transforma muitos líderes.
Nesse cenário, a pessoa passa a da ouvidos apenas a quem o bajula, não a quem o critica.
É um erro.
O Santos está atrasado. Nãm tem executivo, não tem técnico, não tem reforço contratado.
Rueda precisa entender que cautela é diferente de demora.
Presidente, não fique esperando o dinheiro da Liga para tomar as decisões. Acho até que um dia ela vai sair, mas não tão rápido como muitos acreditam.
Não é preciso sair gastando já esse dinheiro, como São Paulo e Corinthians fizeram esse ano, mas é trabalhar rápido com o orçamento já garantido. Se sair a Liga, você melhora algo já bem projetado (e investe em estrutura para melhorar o cenário futuro).
Bandeira de Mello foi muito criticado nos seus anos de gestão no Flamengo. O tempo mudou a percepção sobre o trabalho do ex-presidente.
Será que o tempo vai mudar a percepção sobre a gestão Rueda?
Acredito que vai depender de 2023.
E o próximo ano está, mais uma vez, começando errado.
Tem que abolir essa idéia de um técnico de ponta ganhando uma fortuna com um time meia-boca.
Antes de tudo é preciso ter jogadores que honrem a camisa que vestem.
Chega de pé de rato!
Está correto em suas colocações porém denominar quem pede a renúncia do Rueda como pertencente ao Gabinete do ódio é muito !
Pedir renúncia não é golpe , não é retirar a força alguém . É solicitar, ou melhor, implorar que ele se retire do cargo e de oportunidade a alguém que tenha mais capacidade de realização e compreenda melhor o que significa um clube de futebol.
O Rueda é honesto em atitudes porém imaturo e incompetentemente para gerir um clube de futebol, simples assim ! Perdeu o “ time” para as decisões e atualmente não reúne condições políticas e técnicas de conduzir o Santos . Faz uma gestão temerária , não no sentido de fraude ou corrupção, mas de conduzir o clube a uma pequenez que pode nunca mais ter volta . Corremos o risco de só vivermos do passado e sem vida no futuro. Por isso Rueda , sim peça para sair , renuncie e viva com sua fortuna feliz e de a oportunidade de sonharmos novamente em termos um Santos grande , Fora Rueda !!!!
Rapaz se esse cara tem amor próprio ele já tinha que ter ido embora esse cara é tóxico para o Santos fc quanto ele reduziu a dívida do santos fc vocês diário do peix puxa saco dele mostra e mostra também o que ele fez de bom para o Santos fc
Ontem mesmo em postagem no Tweeter defendi a gestão Rueda, com um senão, brainstorm, faz falta no Santos.
Qdo não sabemos sobre um assunto, o caminho mais rápido p/resolver é perguntar, se aconselhar.
Acho q o clube precisa e precisou desta administração, iria quebrar, afundar de vez e a história deverá mostrar, se não elegermos mais um “gastão” irresponsável, q Rueda foi um bom presidente.
FALTA 411 DIAS PARA O PIOR PRESIDENTE DO SANTOS F C DE TODOS OS TEMPOS IR EMBORA, E ESPERO QUE NÃO VOLTE NUNCA MAIS!!!
A torcida do Santos tem sido muito conivente com esses anos de time ruim brigando para não cair e agora se contentando com uma vaga na sul-americana. Tá quase acabando o mandato e o Rueda e ele continua botando a culpa na gestão anterior ou seja quais as propostas que ele fez que deram certo para o futebol?
E ainda há gente que defenda…
Agora a promessa que o ano que vem vai ser melhor, que que ele vai fazer? Botar dinheiro no bolso ou vai esperar cair algum raio, alguma joia da base?
Pegou o time disputando um vice campeonato de libertadores vai entregar um time disputando para não cair. Esse papinho está arrumando a casa não cola, porque você não pode usar essa desculpa de ter que arrumar a casa, e não manter pelo menos um departamento técnico do futebol competente, conseguiram acabar com a comissão permanente e inventaram um técnico do sub-20 ou seja agora quanto o Santos perdeu em ficar de fora da libertadores com essa falta de investimento em um técnico na altura do Clube????
Aí vão falar, o problema não é só técnico, é jogador, sim quantos ele trouxe que deram certo? Por exemplo, Camacho e Zanocello, dois jogadores e não deveriam nem vestir a camisa, do Santos, isso é erro de futebol, podemos citar vários JJ, Goulart e cia. Acertou sim por exemplo em não vender o João Paulo…mas um gestor que pega um time sem muitos recursos tem que acertar mais do que errar….
Um departamento sem alguém do Ramo, se tivessem trazido Luxemburgo pelo menos ele arrumaria o departamento… 🤦🤷😞
Às vezes eu tenho realmente a impressão que estão trabalhando para afundar o clube para poder vender para algum amigo…😞
Na matéria falam de Bandeira de Melo do Flamengo, mas ele ficou nos triênios 2013–2015 e 2016–2018 Com Bandeira, Flamengo disputou 23 troféus: três títulos, três vices
2013 Flamengo (Bandeira) campeão da Copa do Brasil. 2014 campeão carioca. 2017 campeão carioca. Não tem como comparar Flamengo e Santos. Bandeira de Melo é mil vezes mais entendedor de futebol do que o Andrés
Texto alienado com os erros do RUEDA, é inadmissível o clube passar 2 meses sem técnico, sem gerente de futebol e o rueda sabendo que ele mesmo não entende de futebol e não contrata quem entenda.
O Santos é um time que vem se apequenando com suas decisões e contratações, é um golpe a torcida criticar um presidente que paga quase 500 mil em um jogador como o angulo? É um golpe a torcida criticar um presidente que contrata lisca como técnico de um time do tamanho do santos? É um golpe a torcida querer um técnico de ponta e não querer ficar com o prejuízo de um rival como o Corinthians na negociação feita com o Luan? Por fim é um golpe a torcida não querer esse presidente que só erra?.