Nas últimas semanas, a situação do meia Miguelito mobilizou torcedores do Santos nas redes sociais, gerou críticas em rede nacional do narrador Luiz Roberto na transmissão de Brasil e Chile e foi o grande assunto da coletiva de Fábio Carille e Giuliano após a vitória do Peixe por 3 a 2 sobre o Mirassol no último sábado.
Todo mundo quer entender como o garoto consegue ser o destaque das Eliminatórias, como no golaço diante da Colômbia, mas não consegue oportunidades em um Santos capenga na Série B. E os dedos e vozes acusadoras encontram como única culpa a (suposta) incompetência do técnico Fábio Carille.
Mas será só ele o culpado por essa situação?
Já deixo claro que não, A culpa é do técnico (e de outros técnicos), do clube e até mesmo o jogador tem sua parcela de culpa.
Miguelito virou um craque no imaginário do torcedor do Santos entre os 14 e 18 anos. Ninguém o via jogar (ele não podia disputador competições oficiais), mas o próprio clube alimentava a situação com relatos maravilhados sobre o desempenho do jogador em treinos, com declarações apaixonadas de técnicos e muito mais. Isso sem ele ter feito uma partida ofical com a camisa do clube, que até contratou outro jogador apenas para agradar os representantes do meia.
O torcedor passou a esperar por um novo fenômeno no profissional.
Aí entra a parcela de culpa do jogador: ele acreditou.
O DIÁRIO soube de relatos de jogadores da Bolívia, por exemplo, com muito mais história na seleção que se incomodaram com a maneira como ele se apresentou nas primeiras convocações, quase como um popstar. O sucesso (ainda imaginário) subiu à cabeça do garoto.
Talvez esse fato possa explicar as falas do meia Giuliano na coletiva. O futebol é um meio em que o corporativismo impera. Quando você precisa ligar para pedir informação de um atleta para outro, raramente você vai ouvir depoimentos negativos. É um círculo em que todos se ajudam para serem ajudados depois.
Com toda a experiência, Giuliano quebrou o círculo, Não é normal e acho que foi proposital, talvez como um alerta.
O clube também tem culpa. Não só por promovê-lo como uma nova joia antes do tempo, mas por não dar o suporte a ele no momento mais difícil da vida, quando ele perdeu a mãe. O Santos nunca fez um trabalho psicológico decente com os atletas do clube e chega ao cúmulo de não ter um psicólogo contratado no profissional neste momento.
A cabeça, que estava nas alturas, foi às nuvens. E ele não teve apoio do clube para voltar à terra firme.
Quem não se lembra dos posts dele treinando nas ruas?
Por último, mas não menos importantes, temos os técnicos. Ninguém deu confiança ao jogador e ajudou no desenvolvimento dele. Miguelito ainda é um atleta em formação. Tem potencial, vai errar, vai acertar. Precisa ser trabalhado e muito técnico não gosta de atleta assim.
Preferem a imagem de um passado distante de atletas como Patrick, Otero, Cazares, do que a projeção de uma imagem de futuro como a de Miguelito.
Mas agora Miguelito não é mais futuro, já é presente. E não faz o menor sentido, mesmo que ele não tenha a intensidade citada por Giuliano, que ele tenha menos espaços que jogadores como Pedrinho e Nacha Laquintana, que espero não ver mais no clube em 2025.
Miguelito eu espero ver. Com a cabela melhor, com apoio psicológico, dentro de um contexto melhor, no qual o coletivo possa potencializar as qualidades dele. Não é dar a camisa e falar: vai lá e resolve. Você não é o cara?
Quando lembro que estamos falando do Santos e um poderoso departamento de futebol, tendo a lamentar que teremos mais um talento desperdiçado como tantos os outros que tivemos nos últimos anos.
Ao torcedor vai restar apenas comentários como o tradicional “saia do Santos e seja feliz, ganhe títulos”.
É uma pena!
Falou tudo.
Sou Santista Fanático.
Pena que esse garoto não ta em uma equipe como o Flamengo ou Palmeiras, ja estaria voando muito alto e feliz.
Eu nunca achei que um dia eu iria concordar com o diário só tenho um comentário o Carille tá atrapalhando atrapaatrapalhando o processo para o ano que vem é os jovens estão neste processo
Faltando 7 rodadas pra acabar a série B, o acesso quase na porta … e a gente falando de Miguelito.
Tanta coisa mais importante pra se preocupar.
É torço para que coloque a cabeça no lugar, continue evoluindo e ajude nosso Santos a ganhar títulos e fazer a torcida voltar a ter motivo pra ser feliz.
Já a muitos anos o Santos é muito mal representado e administrado…e os resultados são os que estão aí..
Nessa porcaria que está jogando o santos, esse técnico mal intencionado e incompetente, não põe o rapaz pra jogar porque não quer, ele com uma perna só joga mais que TDS esses mercenários que aí e estão, e senhor, seu Marcelo Teixeira, é homem ou um saco de batatas, manda nessa porcaria ou não, manda esse técnico de merda escalar o Miguelito e pronto
Giuliano M4L C4RÁT3R…😡
Um clube como Santos não ter psicólogo no time profissional é piada é um absurdo como a diretoria continua com a mente amadora Pauli
Foram perguntar logo para o Giuliano que se o moleque for colocado em campo com minutagem suficiente e jogar o que está jogando na Bolívia, vai colocar o próprio Giuliano no banco de reservas fácil fácil. O Miguelito está começando sua carreira e o Giuliano é um aposentado em atividade, é muito, mas muito diferente. Os técnicos anteriores não tem tanta culpa assim tendo em vista que o menino havia perdido sua mãe e na época com certeza não tinha cabeça para jogar, além de não esqueçamos estar longe de sua casa e família. Mas o técnico burro esforçado e asno atual, esse sim é culpado e digo mais só vai relacionar o menino porque não só a torcida, a mídia está exigindo isso deste destreinador. Fico até na dúvida se é bom para o menino ser colocado em campo por um asno teimoso, de repente vai fazer o menino desaprender. Fora Carille. Saudações SANTISTAS a todos.
Eu acho.que o carille .ta certo.em preservar o..miguelito. pra nao ter o risco de queimar. Mais um jogador promissor nesse momento do santos. Onde a torcida que vai no estadio mas pra vaiar. do que apoiar o time e esse mesmo. Tocerdor que..estar fazendo .todo auê pra escalar o.Miguelito..vai detonar o.garoto.se ele. Nao.conseguir ser. de cara o.que essa torcida espera dele. Ta certissismo o carille em preservar o.moleque colocar ele no momento certo. Sem essa pressao toda ai sim será o momento certo pra ele começar a mostrar o seu futebol com tranquilidada
.
Esquece!
Enquanto o carile tiver no santos , Miguelito não joga.carile devia ser. Caminhoneiro, gosta só de volante.
A resposta, com ates de deboche do Carile, de que podemos ficar tranquilos porque ele vai ter mais minutos quando voltar, me deixa muito preocupado!
Na minha opinião, ele pode fazer de tudo para queimar o moleque.
Volta p gambas esse carile joga por meio gol e fechar atrás tira toda iniciativa dos jogadores ofensivos
Bom dia! Gosto e sempre gostei e fui muito ver a Base do Santos jogar principalmente o Sub20. A Diretoria do Santos precisa exigir mais chances para os Garotos!!!
Meu nome e Haroldo sou torcedor do Santos, o caso Miguelito e simples acompanho ele no Sub 20 as vezes Ele não aparece em campo e as vezes joga muito quando tem a
oportunidade no Profissional ele tem que aparecer mais, mostrar esse futebol que tem nós treinos, para que o Carille possa usar em uma parte do campo que ele pode mostrar seu futebol, eu mesmo não considero um jogador excelente igual temos varios no banco explo Willian Bigode ja fez gols muito importatante e é reserva.
ta na hora do empresario de miguelito tomar vergonha e arrumar um clube que preste, coloca.lo em um clube estrangeiro que valorize melhor o desempenho do garoto
Eu acho.que o carille .ta certo.em preservar o..miguelito. pra nao ter o risco de queimar. Mais um jogador promissor nesse momento do santos. Onde a torcida que vai no estadio mas pra vaiar. do que apoiar o time e esse mesmo. Tocerdor que..estar fazendo .todo auê pra escalar o.Miguelito..vai detonar o.garoto.se ele. Nao.conseguir ser. de cara o.que essa torcida espera dele. Ta certissismo o carille em preservar o.moleque colocar ele no momento certo. Sem essa pressao toda ai sim será o momento certo pra ele começar a mostrar o seu futebol com tranquilidada
.
A culpa é do Carile! Esse técnico não serve ao Santos! Não coloca os jovens pra jogar porque deseja um time mais cascudo, experiente! Nunca adiquira experiência se não jogar! Medroso! Bota os caras na fogueira pra ver quem queima ou cria casca
Só vai entrar para ser queimado…aguardem..
Ta daltando o empresário do Miguelito fazer um PIX pro Ca#ylllle